O Cadastro Positivo no SPC e Serasa está cada vez mais presente e atuante na vida do consumidor. Ainda que já existe há tempos, ele se popularizou, de fato, após uma lei do governo federal que o tornou inicialmente obrigatório.
A princípio, afirma-se que aqueles que aderem ao Cadastro Positivo, poderão usufruir de uma infinidade de benefícios. Entretanto, os consumidores frequentemente se perguntam se, entre possíveis vantagens, existe a possibilidade de impactar de alguma forma no score de crédito. E você saberá a resposta na matéria desta sexta-feira (23) do Notícias Concursos.
O Cadastro Positivo modifica mesmo o score de crédito?
Na verdade, de certo modo, ele impacta sim. Tanto para o bem como para o mal. Em outras palavras, pode influenciar no aumento como diminuição desse score. A fim de compreender como é o funcionamento do Cadastro Positivo no SPC e Serasa, é necessário saber que ele se parece bastante com o “cadastro negativo”.
Da mesma maneira que o “cadastro negativo”, o positivo igualmente registra as dívidas pendentes. Em outras palavras, assinala as negativações existentes no nome do consumidor em questão. Entretanto, o grande diferencial é o fato de o Cadastro Positivo guardar um volume ainda mais robusto de dados. Inclusive, nesse bojo, ele exibe o bom comportamento financeiro do consumidor.
Assim sendo, ele corresponde a um registro mais amplo e cheio de detalhes sobre o histórico financeiro do consumidor. Nele aparecerão as contas pagas pelo indivíduo, informando a data do respectivo pagamento e o valor. Isso permite a construção de um histórico mais minucioso e completo.
Dessa forma, se alguém paga todas as contas em dia, possui contas em seu nome e preza por estar sempre com os dados atualizados no birô de crédito, o score pode subir de forma expressiva. Entretanto, por exemplo, caso a pessoa pague alguma conta em atraso, solicite crédito várias vezes seguidas, isso diminuirá o score.
Todavia, não é preciso se preocupar. Se o consumidor melhorar a sua conduta financeira, a influência das ações negativas se tornam menores. Por conseguinte, o score igualmente vai se aprimorando.
O score é útil?
Uma vez que o Cadastro Positivo no SPC e Serasa pode fazer o score subir, pode ser válido a compreensão da utilidade dessa pontuação na vida financeira de alguém. Não obstante, no momento que uma empresa efetua a análise (se deve ou não fornecer crédito a um certo consumidor), ela leva em conta a pontuação de crédito. Quanto maior for o score, mais fortes são as chances de se obter um suposto crédito.
Afinal, o score de crédito representa o histórico do consumidor. Ele aponta, entre outras coisas, o potencial de alguém honrar os seus compromissos. Dessa maneira, um score alto simboliza que aquela pessoa provavelmente pagará as contas na data correta. Ademais, uma pessoa que está no Cadastro Positivo com uma boa pontuação terá mais facilidade de conquistar juros mais baixos, quando for solicitar um empréstimo ou efetuar um financiamento, por exemplo.