Inep divulga locais de prova do ENCCEJA 2023

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou nesta segunda-feira, dia 14 de agosto, os locais de prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. O inscritos já podem consultar onde realizarão o exame através do Cartão de Confirmação de Inscrição.

Para conferir o Cartão de Confirmação de Inscrição, os participantes devem acessar a página do Encceja e fazer login com as credenciais da plataforma gov.br.

Conforme estabelecido nos editais do Encceja 2023, a aplicação das provas acontecerá em todo o Brasil. Confira aqui a lista completa de municípios nos quais haverá locais de prova.

Além de informar o local de aplicação da prova, o cartão de confirmação informa o número de inscrição e outras informações como data e horário do exame. O documento também apresenta orientações para a realização do exame, bem como se o participante deve ser tratado pelo nome social ou se precisa de atendimento especializado, caso a solicitação tenha sido feita e aprovada.

Embora não seja obrigatório, o Inep orienta que o participante leve o cartão no dia da prova. Para ter acesso ao local de prova, é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto. 

Encceja 2023: Provas

De acordo com o cronograma do Inep, a aplicação das provas do Encceja 2023 estão marcadas para o dia 27 de agosto de 2023. Os participantes farão as provas em dois turnos. No período da manhã, a aplicação será das 9h às 13h, enquanto à tarde a aplicação será das 15h30 às 20h30.

Conforme as orientações do Inep, no dia do exame os estudantes devem comparecer ao local de prova com antecedência, pois não será permitida a entrada de participantes após o fechamento dos portões. 

No período da manhã, a abertura dos portões de acesso aos locais de prova será às 8h, com fechamento às 8h45. Já no período da tarde, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15.

Além de apresentar documento de identificação, os estudantes devem levar caneta de tinta na cor preta, fabricada em material transparente. 

O Encceja 2023 será aplicado em 27 de agosto. Imagem: gov.br/ Divulgação
O Inep aplicará as provas do Encceja 2023 em 27 de agosto. Imagem: gov.br/ Divulgação

Composição das provas

Conforme indicado no edital, ao todo, os candidatos responderão a 120 questões objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa, com a seguinte distribuição:

  • Ensino Fundamental
    • Matutino: Provas de Ciências Naturais e Matemática, com 60 questões, sendo 30 de cada área;
    • Vespertino: Provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área; e Redação.
  • Ensino Médio
    • Matutino: Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, com 60 questões, sendo 30 de cada área;
    • Vespertino: Provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área, e Redação.

O edital do Encceja 2023 indica ainda que, no período da manhã, a aplicação terá duração de 4 horas, enquanto no período da tarde a duração será de 5 horas.

Resultado

De acordo com o cronograma do Inep, a publicação do resultado do Encceja 2023 está prevista para o dia 22 de dezembro de 2023.

Para obter aprovação no Encceja, obtendo seu certificado, o candidato precisa alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada prova, além de tirar 5 pontos na prova de redação. O resultado obtido no exame pode ser usado para obter Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou Médio ou para obter Declaração Parcial de Proficiência.

Dados do Encceja 2023

O Inep recebeu as inscrições para o Encceja 2023 no período de 22 de maio a 6 de junho. Segundo os dados do órgão o Encceja 2023 recebeu 1.104.146 milhões de inscrições.  A maioria dos inscritos fará a avaliação do ensino médio: 910.574 (82,47%). Os demais 93.572 inscritos (17,53%) buscam a certificação do ensino fundamental. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.