Inep divulga lista de estudantes em situação regular no Enade 2021

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou na quarta-feira, dia 15 de dezembro, a relação de estudantes cuja situação está regular no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021.

Desse modo, os coordenadores e procuradores institucionais educacionais já têm acesso à lista por meio do Sistema Enade.

O Inep aplicou as provas do Enade no dia 14 de novembro e os gabaritos já estão disponíveis. A prova é obrigatória para alunos do ensino superior cujos cursos fazem parte deste ciclo de avaliação. Desse modo, os estudantes que não realizaram o exame ficam em situação de irregularidade que impede a colação de grau. 

Os estudantes inscritos que não compareceram à aplicação da prova podem regularizar sua situação e colar grau. De acordo com o Inep, para regularizar a situação é preciso preencher a solicitação de despensa da prova. O período para a solicitação começa nesta quinta-feira, dia 16 de dezembro, e termina no dia 21 de janeiro.

A dispensa pode ser solicitada por estudantes que preencheram o questionário, mas que não compareceram no dia da prova. No entanto, o estudante que foi eliminado no local de prova não tem direito à dispensa. 

Os pedidos podem ser feitos pelo aluno ou pela instituição de ensino. Em ambos os casos é preciso enviar documento que comprove o motivo da falta.

Sobre o Enade

O Enade é um exame que visa avaliar os alunos dos cursos de graduação do Brasil. O exame considera os conteúdos previstos nas diretrizes de cada um dos cursos.

Desse modo, analisa o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o profissional de cada área.  Em resumo, o Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos do ensino superior no país. O exame é um componente curricular por determinação do MEC. 

Confira mais detalhes no site do Enade.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFRJ irá ofertar mais de 9 mil vagas para as duas edições do SiSU de 2022.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.