O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira, dia 22 de maio, o período de inscrição do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023.
De acordo com o cronograma, as inscrições seguem abertas até o dia 2 de junho de 2023. A participação no Encceja é gratuita e voluntária.
O Inep recebe as inscrições para o Encceja tradicionalmente de forma virtual. Desse modo, os interessados em participar deverão acessar o site do Encceja e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. O acesso à página de inscrição deve ser feito por meio do Login Único — o meio de acesso aos serviços digitais do Governo Federal.
Além das informações pessoais, no momento da inscrição, o estudante deve indicar se deseja certificação de Ensino Fundamental ou de Ensino Médio e informar os dados socioeconômicos solicitados.
Os pedidos de tratamento por nome social e atendimento especializado, como prova em Braile, intérprete de Libras, assistência a deficientes físicos, entre outros, também devem ser feitos no momento da inscrição, caso seja necessário.
Quem pode participar?
O objetivo do Encceja é de conceder certificação de Ensino fundamental e Médio para jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade escolar adequada. Nesse sentido, para participar do exame, o estudante deve ter a idade mínima exigida pelo MEC para cada nível de certificação.
Para buscar uma certificação de Ensino Fundamental, o estudante deve ter, no mínimo, 15 anos completos na data do exame. Já para o Ensino Médio, a idade mínima exigida pelo MEC é de 18 anos completos na data de aplicação das provas.
Encceja 2023
De acordo com o edital, a aplicação das provas do Encceja 2023 está marcada para o dia 27 de agosto de 2023. Geralmente, o Inep realiza a aplicação em dois turnos, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30 (horário oficial de Brasília).
Desse modo, no período da manhã os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 8h e fecham às 8h45. Já no período da tarde, a abertura dos portões será às 14h30, com fechamento às 15h15.
Composição das provas
A composição das avaliações varia de acordo com o nível de certificação buscado pelo estudante: Ensino Fundamental ou Ensino Médio. Ao todo, serão 120 questões objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa.
Ensino Fundamental
- Matutino: Provas de Ciências Naturais e Matemática, com 60 questões, sendo 30 de cada área – duração de 4 horas;
- Vespertino: Provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área; e Redação – duração de 5 horas.
Ensino Médio
- Matutino: Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias, com 60 questões, sendo 30 de cada área – duração de 4 horas;
- Vespertino: Provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; com 60 questões, sendo 30 questões de cada área, e Redação – duração de 5 horas.
Tradicionalmente, a aplicação das provas do Encceja acontece em todos os estados brasileiros e também no Distrito Federal (DF).
Resultado
De acordo com o cronograma divulgado pelo Inep, a divulgação do resultado do Encceja 2023 está prevista para o dia 22 de dezembro de 2023.
Conforme o edital, para ter direito à certificação, o participante deverá obter 5 pontos na redação, que vale 10, e pontuação mínima de 100 pontos em cada prova objetiva. Os aprovados devem solicitar o certificado do Encceja 2023 nas secretarias estaduais de educação ou nos institutos federais que aderiram ao exame. A certificação do Encceja é aceita por lei em todo território nacional.
Acesse o site do Encceja para mais detalhes.
Leia também Udesc encerra nesta segunda-feira (22) o período de inscrição do Vestibular de Inverno 2023; saiba mais.