Independência dos EUA: como cai no vestibular? 

Confira no artigo!

Independência dos EUA: como é cobrada? 

A Independência dos Estados Unidos, evento também denominado de Revolução Americana, aconteceu no dia 4 de julho de 1776.

O assunto é extremamente relevante para a história geral. Assim, não é de se surpreender que ele seja tão abordado pelos principais vestibulares do país.

Dessa maneira, para que você se prepare de forma adequada, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão sobre a Independência dos Estados Unidos. Vamos conferir!

Independência dos EUA: questão de vestibulares

(VUNESP – 2016) Todos os homens são criados iguais, dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, entre os quais figuram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para assegurar esses direitos, entre os homens se instituem governos, que derivam seus justos poderes do consentimento dos governados. Sempre que uma forma de governo se dispõe a destruir essas finalidades, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la, e instituir um novo governo, assentando seu fundamento sobre tais princípios e organizando seus poderes de tal forma que a ele pareça ter maior probabilidade de alcançar-lhe a segurança e a felicidade. 

(Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776). In: Harold Syrett (org.). Documentos históricos dos Estados Unidos, 1988.) 

O documento expõe o vínculo da luta pela independência das treze colônias com os princípios:

  • A) liberais, que defendem a necessidade de impor regras rígidas de protecionismo fiscal.
  • B) mercantilistas, que determinam os interesses de expansão do comércio externo. 
  • C) iluministas, que enfatizam os direitos de cidadania e de rebelião contra governos tirânicos. 
  • D) luteranos, que obrigam as mulheres e os homens a lutar pela própria salvação. 
  • E) católicos, que justificam a ação humana apenas em função da vontade e do direito divino.

Independência dos EUA: análise

A questão supracitada foi cobrada na prova de história do vestibular da Vunesp, que permite o ingresso dos candidatos à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O enunciado traz um trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos e pergunta ao candidato quais são os princípios contidos no documento. 

A resposta correta é a alternativa C. Lembre-se de que o documento foi criado no século XVIII, o chamado “Século das Luzes”, marcado fortemente pelo Iluminismo.

Lembre-se, ainda, de que a Independência dos Estados Unidos recebeu influência direta dos ideais dos principais pensadores iluministas da época. 

Por fim, destaca-se também a presença do termo “liberdade”, conceito iluminista, logo na segunda linha do documento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.