Concursos: O que são impostos diretos e indiretos

Para os concurseiros da área fiscal é importante compreender o que são os impostos diretos e indiretos.

Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo!

Impostos Diretos

Os tributos diretos são aplicados pelos governos (federal, estadual e municipal) dessa forma ocorre a arrecadação sobre o patrimônio “bens” e renda (salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras) dos indivíduos. 

A saber, considera-se como tributos diretos, pois o governo arrecada diretamente dos cidadãos. 

Principais Tributos Diretos

Selecionamos os principais tributos diretos cobrados pelos governos. 

  • IRPF “Imposto de Renda da Pessoa Física” incide de forma direta sobre os salários dos trabalhadores, ou seja, desconta-se diretamente na folha de pagamento.

    Ademais, trabalhadores de baixa renda que não entram na faixa mínima para cobrança ficam isentos. Para quem paga o percentual fica entre 7,5% e 27%. O IRPF é um tributo federal.
  • IPVA “Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores” arrecadado anualmente por governos estaduais, sendo cobrado sobre os proprietários de carros, motos, caminhões, entre outros veículos.

    A alíquota desse tributo pode variar de estado para estado, contudo, a maioria fica na faixa entre 1,5% e 4%. 
  • IPTUImposto Predial Territorial Urbano” esse tributo é arrecadado pela prefeitura. Sua cobrança é feita anualmente e incide sobre a propriedade de casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais, entre outros.

    Vale dizer que cada prefeitura cobra da sua maneira, e por isso o imposto pode variar de acordo com a localização e tamanho do imóvel. 

Impostos Indiretos

Os tributos indiretos são incididos sobre produtos e serviços consumidos pelos cidadãos. Desse modo, cobra-se de produtores e comerciantes, e atingem indiretamente os consumidores, por conta que os tributos são repassados no preço final da mercadoria ou serviço. 

Principais Tributos Indiretos

Selecionamos os principais impostos indiretos cobrados pelos governos, veja:

ICMS “Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”  tributo arrecadado pelos governos estaduais, e sua incidência se dá sobre a comercialização de produtos e serviços. 

A alíquota varia de acordo com o produto e serviço vendido. Em síntese, os produtos de necessidade básica possuem alíquotas baixas ou zero. Em contrapartida, produtos destinados a consumidores de alta renda possuem alíquotas mais elevadas. 

ISS “Imposto sobre Serviços” tributo cobrado pelos governos municipais, sua incidência se dá pela prestação de serviços no município. 

Veja Alguns exemplos onde ocorre a prestação de serviços e incidência de ISS: Educação, serviços médicos, serviços de informática, engenharia, entre outros. 

IPI “Impostos sobre Produtos Industrializados”  tributo arrecadado pelo governo federal, e sua incidência se dá pela comercialização de produtos industrializados. 

Curiosidades

O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Dessa maneira, empresas e trabalhadores deixam ao menos 30% da sua renda em impostos e por isso boa parte do trabalho do ano serve apenas para pagar tributos. 

A saber, por conta da carga tributária elevada, a sonegação de impostos no Brasil é uma das maiores do mundo. 

Por fim, mesmo com uma enorme arrecadação o governo não consegue converter em benefícios para a população que sofre sem educação de qualidade, saúde, segurança, infraestrutura, entre outros que corroboram para o acirramento da desigualdade social.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.