Quem deixar de fazer a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, ficará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 podendo chegar a até 20% do imposto devido. Todas as pessoas que se encaixam em alguma das regras da Receita Federal vão precisar realizar a declaração em 2022, com período máximo para entrega de 29 de abril.
Para quem recebe salário através da carteira de trabalho, em muitas oportunidades pode ser vantajoso entregar a declaração do Imposto de Renda mesmo que não seja obrigatório. Isso acontece porque muitas vezes eles têm direito a receber dinheiro de volta, algo que claro a Receita Federal não avisa, pois, a intenção da mesma é a arrecadação.
Veja quem pode entregar a declaração do Imposto de Renda como isento
Quem trabalhou apenas nos primeiros meses de 2021 ou teve uma redução em seu salário, este pode sim estar isento de realizar a declaração, porém mesmo assim pode existir uma série de vantagens. Sempre que tiver dinheiro para receber da Receita Federal, a recomendação é de realizar a declaração.
Outro fator de extrema importância, é de que quem deixa de realizar a declaração do Imposto de Renda, corre o risco de ter o seu CPF cancelado. Sem o CPF em dia, não é possível realizar a abertura de conta em banco, solicitar cartão de crédito, prestar concurso público e tirar carteira de trabalho, além de sair do país pois não terá passaporte.
Por conta disso, é preciso ficar atento no prazo para a entrega da declaração e que neste ano vai até o dia 29 de abril. Quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda poderá receber o quanto antes, desde que faça a declaração logo no primeiro mês e assim poderá ser incluído na lista de restituição já no mês de maio.
Veja o que informar na sua declaração
A declaração do Imposto de Renda 2022 pode ser feita e entregue, de acordo com algumas orientações que precisam ser seguidas por conterem nas regras do Fisco. Até o momento, os contribuintes têm optado em grande preferência pelo programa “Meu Imposto de Renda”, que está disponível para tablets e smartphones.
A comprovação de que foi apresentada a declaração do Imposto de Renda é feita por meio de um recibo que é gravado depois de realizar a transmissão, no computador, ou mesmo no dispositivo móvel. É possível salvar este documento através do formato PDF.
Comprei ações, vou precisar declarar?
Uma constante dúvida para milhões de contribuintes é sobre quais são as situações em que se precisa declarar o Imposto de Renda. Uma que fica muito em dúvida, é sobre as ações. Não existe uma faixa de isenção, se comprar ações no último ano vai precisar declarar para a Receita Federal.
Também a partir de 2021, a Receita Federal incluiu a obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda para quem realizou a compra de criptomoedas como o Bitcoin acima dos R$ 5.000. Lembrando novamente que a declaração não significa que será necessário realizar o pagamento de Imposto, mas a Receita sabe quando você deve.