O prazo para declaração do Imposto de Renda se encerra no dia 31 de maio. De acordo com a Receita Federal, mesmo faltando apenas 8 dias para o fim do prazo, cerca de 9 milhões de cidadãos ainda não enviaram as declarações.
Até as 11h desta segunda-feira (23), 25.094.079 documentos foram entregues. Esse número representa pouco mais de 73% das 34,1 milhões de declarações do Imposto de Renda esperadas pela Receita Federal para o ano de 2022. Vale lembrar que os indivíduos que perderem o prazo estarão sujeitos a uma multa de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74.
De acordo com as regras da declaração do Imposto de Renda, é obrigatória a apresentação da declaração de todos os cidadãos que tiveram, no ano de 2021, rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70. No entanto, é importante entender que essa não é a única situação em que o contribuinte deverá entregar o demonstrativo. Veja quem deve declarar o IR segundo a Receita Federal:
A restituição do Imposto de Renda é destinada aos contribuintes que acabaram pagando mais na declaração. De acordo com a Receita Federal, neste ano a restituição será feita em cinco lotes, nos dias:
Vale informar que nesta terça-feira, 24 de maio, a consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022 será liberada pela Receita Federal. A consulta poderá ser feita online a partir das 10h. De acordo com a Receita Federal, 3.383.969 contribuintes deverão ser contemplados no dia 31 de maio.
Em síntese, neste ano, a restituição do Imposto de Renda poderá ser recebida via PIX. Para isso, a chave PIX cadastrada pelo contribuinte precisa ser o número do CPF, ou seja, não serão aceitas chaves aleatórias, telefone celular ou e-mail.