Imposto de Renda: quais documentos preciso começar a juntar agora
Prazo para entrega do imposto de renda de 2022 ainda não foi divulgado, mas já está na hora de começar a procurar os documentos
A Receita Federal ainda não divulgou oficialmente qual vai ser o prazo para a entrega do Imposto de Renda neste ano de 2022. Mas pelo que se sabe até aqui é muito provável que esse espaço de tempo seja entre os dias 1 de março e 30 de abril. Desse modo, dá para dizer que estamos a poucas semanas disso.
A própria Receita Federal recomenda que essa é a hora de começar a juntar os documentos para não se atrapalhar quando o momento chegar. Analistas acreditam que é melhor fazer isso com antecedência principalmente porque em alguns casos, o cidadão vai ter que tirar uma segunda via de alguns papéis, o que pode demorar.
Os documentos que cada cidadão precisa apresentar varia a depender da pessoa. Mas em geral, alguns são muito comuns. Por exemplo, você já tem em mãos os seus informes de rendimentos de instituições financeiras? Ele é muito importante em vários casos. Aqui entram também a questão dos informes de salários e aposentadorias.
Não esqueça de procurar também os informes de aluguéis e de bens móveis e imóveis que você tenha recebido. Vale lembrar aqui que essa declaração do ano de 2022 é referente aos seus ganhos no ano de 2021. Então é preciso ter cuidado para não acabar confundindo as situações e errando no envio.
O que também entra nessa lista é a questão dos rendimentos de participações de programas fiscais. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode ter que apresentar informes de notas fiscais como a Nota Fiscal Paulistana e documentos correspondentes em outros estados.
Bens e direitos
Esses não são os únicos papeis. No campo dos bens e direitos, o cidadão tem que lembrar de procurar qualquer documento que comprove a compra e a venda desses bens que ocorreram no ano base para esta declaração.
Boleto do IPTU é algo que também precisa ser mostrado nesse momento. Assim como também podemos citar a cópia da matrícula ou mesmo a escritura que comprove a compra e a venda desses bens. É o que diz a Receita Federal.
Recibos de pagamentos de plano de saúde e despesas médicas e odontológicas também devem servir de base aqui. São documentos que algumas pessoas precisam apresentar no momento da declaração do imposto de Renda.
Outros documentos da declaração do Imposto de Renda
Ainda tomando como base as informações da Receita Federal, é preciso prestar atenção em outros pontos. Sabe todos aqueles custos que você tem com a educação do seu filho? É importante ter esse comprovante também. O caso mais clássico é o da mensalidade da escola, nos casos em que ela não for pública.
Comprovantes de pagamentos de previdência social e privada, recibos de doações efetuadas e de repasses efetuados para empregados e prestadores de serviços também podem ser usados no momento da declaração.
Vale lembrar que esses são apenas alguns dos documentos que precisam ser reunidos. Entretanto, existem vários outros a depender da sua situação. Uma dica é verificar a documentação da sua última declaração ou mesmo visitar o site oficial da Receita Federal para começar as suas buscas.