Começa oficialmente nesta segunda-feira (7) o prazo para a declaração do Imposto de Renda de 2022. Como se sabe, os dados deste ano são referentes ao ano base de 2021. Quem teve rendimentos tributáveis acima dos R$ 28.559,70 precisa realizar esse processo. De acordo com as informações oficiais, o prazo termina no próximo dia 29 de abril.
Mas segundo analistas, é importante não deixar toda essa declaração para a última hora. A dica é enviar essas informações o quanto antes. De acordo com esses especialistas, quem envia mais cedo acaba tendo uma série de vantagens. A maior delas é não correr o risco de deixar o prazo passar.
Todavia, existem outras vantagens além dessa. O cidadão que envia a declaração do Imposto de Renda com antecedência tem mais tempo para fazer futuras correções que possam estar erradas. Para além disso. Caso tenha direito, ele também terá mais chances de receber a restituição nos primeiros lotes de pagamentos. Pelo menos é o que os analistas dizem.
A expectativa da Receita Federal neste momento é que até o final do prazo, no próximo dia 29 de abril, cerca de 34,1 milhões de pessoas façam essa declaração. Este ano é preciso prestar um pouco mais de atenção. Isso porque, de acordo com as informações oficiais, o prazo para o envio está mais curto que em processos anteriores.
Neste ano de 2022, a declaração tem duas novidades. Talvez a maior delas seja a questão da possibilidade de receber a restituição via pix. Além disso, há também a ampliação da funcionalidade da execução pré-preenchida. Nos anos anteriores, essa possibilidade só era vista através do portal e-Cac.
Download
De acordo com as informações oficiais, o programa da declaração já está disponível para download. Para baixar, você precisa ir até o site da própria Receita Federal. O próprio processo já é explicativo. Basta seguir os passos.
O que se sabe é que as restituições irão começar a acontecer no final de maio. A expectativa da Receita Federal é de que todo mundo que tenha direito a este dinheiro o receba até o final do mês de setembro.
A Receita diz ainda que a ideia é que existam cinco lotes de restituição por mês. Não é, portanto, um processo muito diferente do que acontecia nos anos anteriores. De qualquer forma, é importante prestar atenção para não se perder.
E se eu não declarar o Imposto de Renda
É importante respeitar os limites de tempo de cada um desses processos. Isso porque se a pessoa não envia essa declaração ele pode acabar tendo sérios problemas nesta situação. As consequências podem acabar atingindo o bolso do cidadão.
De acordo com a Receita Federal, quem é obrigado a enviar essa declaração e não enviar vai pagar uma multa. Essa cobrança será de no mínimo R$ 165,74. Mas essa é, portanto, apenas uma base de pagamentos.
Ainda de acordo com a Receita Federal, o valor dessa multa pode chegar a 20% do imposto devido. Então esse patamar da multa não tem um limite máximo. Você pode ter que pagar muito dinheiro caso não entregue essa declaração na data.