Imposto de Renda: INSS libera informe de rendimentos. Veja como consultar

Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar os seus informes de rendimentos para declaração do Imposto de Renda

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou na tarde desta quarta-feira (21), o informe de rendimento para aposentados, pensionistas e outros beneficiários da autarquia. Este é o documento que poderá ser usado pelos contribuintes no momento da declaração do Imposto de Renda de 2024.

Para realizar a consulta ao informe de rendimento, o cidadão não precisa sair de casa. Basta acessar o app ou site do Meu INSS, através do login no sistema Gov.br. Também existe a opção de realizar a solicitação do documento através do site da sua rede bancária.

Passo a passo

Abaixo, você pode conferir o passo a passo da consulta pelo site do Meu INSS

  1. Acesse meu.inss.gov.br;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Informe o CPF e vá em “Continuar”;
  4. Na página seguinte, digite sua senha e clique em “Entrar”;
  5. Na página inicial, role a barra de rolagem para baixo e vá em “Ver +”;
  6. Em seguida, clique em “Extrato do Imposto de Renda”, onde há um leão em azul;
  7. O “ano calendário” deve ser 2023; clique sobre o número de benefício e o documento será aberto;
  8. Os valores recebidos serão informados nas “3 – Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte” ou na linha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”;
  9. Para salvar, vá até embaixo na tela e clique em “Baixar PDF”.

Agora, você pode conferir o passo a passo da consulta pel aplicativo do Meu INSS

  1. Acesse meu.inss.gov.br;
  2. Clique em “Entrar com gov.br”;
  3. Informe o CPF e vá em “Continuar”;
  4. Na página seguinte, digite sua senha e clique em “Entrar”;
  5. Na página inicial, clique em “Extrato do Imposto de Renda”, onde há um leão em azul;
  6. O “ano calendário” deve ser 2023; clique sobre o número de benefício e o documento será aberto;
  7. Os valores recebidos serão informados na linha “3 – Rendimentos Tributáveis, Deduções e Imposto Retido na Fonte” ou na linha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”;
  8. Para salvar, vá até embaixo da tela e clique em “Baixar PDF”.
Imposto de Renda: INSS libera informe de rendimentos. Veja como consultar
Informe pode ser consultado no app do Meu Inss; Imagem: Reprodução

Imposto de Renda de 2024

Neste ano de 2024, o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda será iniciado no próximo dia 15 de março, e deverá seguir até o dia 31 de maio. Serão obrigados a realizar a declaração as pessoas que receberam mais de R$ 28.559,70 no decorrer do ano passado.

Para saber qual é  valor recebido por você em 2023, os informes são uma peça importante, porque são elas que deverão indicar qual foi o tamanho do seu rendimento, sem erros.

Entre os dados que estão presentes nos informes, podemos citar:

  • Total dos rendimentos tributáveis, como salários;
  • Descontos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Rendimentos tributáveis exclusivamente na fonte, como o 13º salário;
  • Eventuais rendimentos isentos, como venda das férias e descontos.

É importante destacar que o aposentado que vai declarar o Imposto de Renda também precisa declarar outras fontes de rendimento. Valores como aluguéis, pensões e até mesmo outros salários são considerados rendimentos tributáveis.

Já outros fundos como o saque de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ao se aposentar, além da renda recebida a partir dos 65 anos, até o limite legal garantido pelo fisco, é considerado isento.

Além do INSS

De acordo com as informações da Receita Federal, os empregadores têm até o próximo dia 29 de fevereiro para enviar o informe de rendimentos referentes ao ano de 2023. Este é o mesmo prazo de envio dos extratos de movimentações e aplicações financeiras pelas instituições financeiras em que o cidadão tem conta.

Vale sempre lembrar que neste ano de 2024, o governo federal decidiu isentar todos os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos por mês.

Até o ano passado, a faixa de isenção compreendia apenas os trabalhadores que recebiam até R$ 2.640, ou seja, dois salários mínimos considerando o piso do ano passado. Nas contas do Ministério da Fazenda, o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda deverá beneficiar nada menos do que 15,8 milhões de brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.