Importantes tópicos sobre solo orgânico e inorgânico 

O solo orgânico e inorgânico é uma camada que cobre a superfície terrestre. Em síntese, ele acaba sendo formado por material orgânico e inorgânico, por meio de acontecimentos climáticos e biológicos. 

Ademais, além de componentes sólidos, o solo também possui materiais líquidos e gasosos, como por exemplo:

  • Gás carbônico
  • Hidrogênio
  • Nitrogênio
  • Oxigênio
  • Entre outros gases

Todos eles se relacionam de acordo com a porosidade necessária para a evolução do solo. 

Os diferentes tipos de solos poderão ser cobrados em avaliações como o Enem e diversos vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Composição do solo orgânico e inorgânico

O solo é uma peça fundamental para a manutenção da vida na terra, ou seja, seres humanos, animais e vegetais dependem dele para sobreviver. 

Afinal, todos eles retiram alimentos essenciais para a sua sobrevivência por meio do solo. 

Todavia, a poluição do solo por conta da utilização de produtos químicos como fertilizantes e agrotóxicos, assim como o excesso de resíduos sólidos e líquidos na superfície, tem gerado vários problemas ambientais. 

Por isso, a fauna e flora do planeta têm sido diretamente afetadas em algumas regiões do globo, assim como diversos ecossistemas. 

Em síntese, o solo pode ser dividido em dois tipos: Orgânico e inorgânico, veja as principais características de ambos:

Solo orgânico

Os solos orgânicos possuem esse nome por conta da presença de matéria orgânica, ou seja, surgem por conta da decomposição de vegetais, animais e outros organismos. 

O húmus, por exemplo, é um dos responsáveis pela fertilidade do solo, trata-se de um material orgânico depositado na superfície por meio de condições aeróbicas. 

Ou seja, compreende a presença de oxigênio, por exemplo em animais vertebrados e invertebrados.  

Em contrapartida, a turfa também é uma matéria orgânica realizada por processos anaeróbios, por conta da ausência de oxigênio, por exemplo, fungos e bactérias. 

Trata-se do tipo de solo mais apropriado para o desenvolvimento de plantas e por isso tornou-se um dos principais para a agricultura. 

Solo inorgânico

O solo inorgânico forma-se por meio de matéria inorgânica, isto é, os minerais formados principalmente pela desagregação das rochas ao longo dos anos. 

Trata-se de elementos de extrema importância para a desintoxicação do solo. Podemos destacar como os principais minerais o calcário, quartzo, mica, argila, entre outros. 

Por fim, vale destacar que os materiais orgânicos e inorgânicos são importantes para o desenvolvimento e equilíbrio dos ecossistemas. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre solos orgânicos e inorgânicos?

Não deixe de ler também – Tipos de agricultura: Entenda como funciona e os impactos ambientais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.