O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) abriu nesta quarta-feira, dia 19 de abril, o período de inscrição para o Vestibular Unificado 2023/2. De acordo com o cronograma do processo seletivo, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 18 de maio de 2023.
Conforme as orientações do edital, as inscrições devem ser feitas virtualmente, por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site Seja IFTO.
Os candidatos não isentos deverão pagar a taxa de inscrição dentro do prazo estabelecido para efetivar o seu cadastro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40,00 (quarenta reais) para os cursos de graduação, enquanto para os cursos técnicos é cobrada uma taxa de 20,00 (vinte reais).
Os estudantes que precisam de atendimento especializado ou que desejam tratamento por nome social no dia de aplicação das provas do Vestibular Unificado 2023/2 deverão fazer essas solicitações no momento da inscrição.
Isenção da taxa
De acordo com o edital, o IFTO prevê a concessão da isenção da taxa e inscrição para candidatos de baixa renda com renda familiar mensal per capita inferior ou igual a um salário mínimo e meio. Além disso, o estudante precisa comprovar inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
O prazo para envio das solicitações de isenção também foi aberto hoje (19). Os candidatos poderão solicitar a gratuidade na inscrição até o dia 28 de abril.
Segundo o cronograma, a divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 3 de maio, com o recebimento de recursos até o dia 4 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, o IFTO divulgará as respostas no dia 5 seguinte.
Vestibular IFTO 2023/2
Conforme indicado no edital, a seleção dos candidatos contará com a aplicação de provas de forma presencial. Segundo o cronograma, a aplicação das provas está prevista para o dia 4 de junho de 2023.
As avaliações serão compostas por questões objetivas sobre assuntos correspondentes ao nível do curso desejado. Nesse sentido, a prova para os candidatos aos cursos de graduação contarão com 60 questões sobre as seguintes áreas:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Biologia, Física e Química;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia;
- Redação.
As provas para os candidatos aos cursos técnicos subsequentes contarão com 36 questões de múltipla escolha, enquanto o exame para cursos técnicos concomitantes ao ensino médio terá 40 questões.
O edital indica ainda que, para os cursos de graduação, a aplicação das provas será das 14h às 18h30, enquanto a aplicação para os cursos técnicos será das 14h às 17h.
Vagas
Ao todo, o IFTO está ofertando 120 vagas para cursos técnicos e 297 vagas para cursos de graduação. Há vagas em cursos técnicos ministrados em Lagoa da Confusão, Pedro Afonso, Araguaína, e vagas para as graduações ofertadas nas cidades de Colinas do Tocantins, Palmas e Porto Nacional.
- Cursos técnicos concomitantes: Agricultura; e Agropecuária;
- Cursos técnicos subsequentes ao ensino médio: Agricultura; Agropecuária e Enfermagem;
- Cursos de graduação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Gestão Pública; Logística; Pedagogia; e Sistemas para Internet.
Resultados
Conforme o cronograma, a divulgação do gabarito preliminar da prova será feita no dia 4 de junho, após as 19h. Os interessados poderão interpor recursos até o dia 5 seguinte.
Já a divulgação do resultado preliminar do Vestibular 2023/2 está prevista para o dia 26 de junho, com recebimento de recurso no dia 27 seguinte, enquanto o resultado resultado final será publicado em 29 de junho.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFVJM divulga prazo para o envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e demais datas da SASI 2023; saiba mais.