IFSuldeMinas publica resultado final do Vestibular 2023/2
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) divulgou nesta terça-feira, dia 27 de junho, o resultado final do Processo Seletivo 2023/2. Portanto, os candidatos já podem consultar as listas de aprovados para o preenchimento das vagas em 1ª chamada.
A consulta deve ser feita por meio da página do Processo Seletivo, no site do Instituto. As listas de aprovados estão divididas por nível de curso, modalidade de seleção e campus de oferta do curso.
Os candidatos convocados em 1ª chamada deverão solicitar as matrículas no período de 28 de junho a 6 de julho. Um dos documentos solicitados pelo IFSuldeMinas é o certificado de conclusão do Ensino Médio. Os candidatos poderão consultar a lista de documentos no site do IFSuldeMinas.
De acordo com o edital do Processo Seletivo 2023/2, os candidatos aprovados através do sistema de cotas para pretos e pardos deverão passar por procedimento de verificação para garantir a vaga.
Conforme o cronograma, as entrevistas dos convocados em 1ª chamada com a Comissão de Heteroidentificação estão previstas para acontecer entre 28 de junho e 7 de julho. O campus entrará em contato com o candidato para agendar data e horário para o procedimento.
Os candidatos que tiverem dúvidas quanto aos procedimentos de solicitação de matrícula poderão entrar em contato com o Instituto através do seguinte endereço de e-mail: vestibular@ifsuldeminas.edu.br.
Vestibular IFSuldeMinas 2023/2
Esse processo seletivo contou com com duas modalidades de ingresso: seleção tradicional, com a aplicação de provas, e aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os candidatos puderam escolher a forma de seleção no momento da inscrição.
Para a seleção via notas do Enem, o IFSuldeMinas aceitou o uso de qualquer uma das edições ocorridas entre os anos de 2015 e 2022. Contudo, só puderam participar da seleção os candidatos que não zeraram a nota de nenhuma das provas objetivas e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação.
Como foram as provas?
Para os candidatos que optaram pela modalidade tradicional de seleção, o IFSuldeMinas realizou a aplicação das provas no dia 4 de junho (domingo). A aplicação aconteceu no período da manhã, das 8h45 às 12h45 (horário oficial de Brasília).
Os candidatos responderam a uma prova objetiva composta por 50 (cinquenta) questões sobre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. Além disso, o IFSuldeMinas aplicou uma prova de redação em Língua Portuguesa. Confira aqui o gabarito definitivo das questões objetivas.
Na prova de redação, o Instituto solicitou que o candidato escrevesse um texto dissertativo-argumentativo sobre tema proposto, de acordo com a norma-padrão do português.
Oferta de vagas
Conforme indicado no edital, a oferta total do IFSuldeMinas é de 352 (trezentas e cinquenta e duas) vagas para cursos superiores. As oportunidades são para ingresso no 2º semestre letivo deste ano. O edital indica ainda que as oportunidades estão distribuídas entre os seguintes cursos:
- Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EaD) – 128 vagas;
- Tecnologia em Cafeicultura, no campus Muzambinho – 32 vagas;
- Licenciatura em Letras (EaD) – 192 vagas.
Metade das vagas ofertadas estão reservadas para estudantes que tenham cursado todos os anos do Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Desse modo, houve recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e também para pessoas com deficiência (PcD).
Para mais informações, acesse o edital do processo seletivo na íntegra.
Leia também UEMA prorrogou o período de inscrição para o Vestibular EAD 2023 até o dia 3 de julho; saiba mais.