IFRS publica chamada pública do Vestibular 2022/1 via Enem

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) liberou a chamada pública do Processo Seletivo 2022/1 para os cursos superiores. Desse modo, os participantes já podem consultar a lista de aprovados por meio do site do Instituto.

A seleção dos candidatos foi feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio da aplicação de provas e do sorteio. 

Os candidatos convocados devem realizar a matrícula até amanhã, dia 14 de março. De acordo com as orientações do IFRS, a matrícula deve ser feita por meio do preenchimento de formulários eletrônicos. Além disso, os novos alunos devem enviar a documentação pela internet, no sistema pré-matrículas. 

Os candidatos que competiram pelas vagas dentro do sistema de cotas para pessoas pretas devem passar por entrevistas com a comissão de heteroidentificação nos dias 14 e 15 de março.

A chamada pública é feita quando há vagas não preenchidas nas chamadas regulares. Desse modo, participam todos os candidatos desses cursos não convocados em chamadas anteriores e os que foram reclassificados de cotas específicas para o sistema universal.

Sobre a seleção

De acordo com o edital, o IFRS aceitou as notas as edições do Enem de 2016 a 2021. Os candidatos puderam indicar a edição no ato de inscrição.

Ao todo, o Instituto ofertou 2.034 vagas para o cursos de graduação. Ainda conforme o edital, 80% das vagas foram reservadas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. 

As oportunidades são para os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também IFSP libera resultado do Vestibular 2022/1 via notas do Enem; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.