IFRS divulga período de inscrição do Processo Seletivo 2024

Interessados já podem solicitar a isenção da taxa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) divulgou o edital de abertura e deu início aos procedimentos do Processo Seletivo 2024. De acordo com o IFRS, estão sendo ofertadas 5.300 vagas em 164 cursos para começar a estudar no primeiro semestre de 2024.

Trata-se de uma ótima oportunidades para os estudantes que buscam uma qualificação profissional, já que as milhares de vagas ofertadas são para cursos técnicos e para cursos de graduação gratuitos. 

O IFRS é uma das principais instituições de ensino técnico e superior do Rio Grande do Sul, estando na capital e em diversos municípios do interior do Estado. Confira a seguir como participar do Processo Seletivo de estudantes 2024/01!

Período de inscrição

De acordo com o edital, o IFRS receberá as inscrições para o Processo Seletivo 2024 no período de 28 de setembro a 23 de outubro de 2023. Como acontece tradicionalmente, as inscrições serão recebidas de forma virtual, exclusivamente por meio do site de Ingresso.

Portanto, dentro do período indicado os estudantes deverão acessar o site e realizar o preenchimento do formulário de inscrição. No momento do cadastro, os candidatos devem escolher uma opção de curso/campus. 

É necessário se atentar aos pré-requisitos para cada modalidade de curso. Poderão se inscrever para os cursos técnicos integrados e para os concomitantes os estudantes que têm o Ensino Fundamental II completo. Para concorrer às vagas ofertadas para os técnicos subsequentes e para os cursos de graduação, é necessário ter o Ensino Médio completo. 

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com a modalidade de curso pretendida, podendo ser R$ 20,00 ou R$ 70,00. No entanto, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) são gratuitas. O prazo para pagamento é 24 de outubro.

Processo Seletivo 2024
O Instituto receberá os pedidos de isenção do Processo Seletivo 2024 até o dia 25 de setembro. Imagem: Divulgação/ IFRS

Isenção da taxa

Conforme estabelecido em edital, o IFRS concederá a isenção da taxa de inscrição para os candidatos de baixa renda. O período para solicitar a gratuidade na inscrição já está aberto

De acordo com o cronograma, os interessados têm até o dia 25 de setembro para enviar os pedidos de isenção, exclusivamente on-line, por meio do sistema de inscrição do IFRS e com as credencias do gov.br

A divulgação do resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição está prevista para 27 de setembro. Veja quem pode solicitar a isenção neste edital.

Provas do Processo Seletivo 2024

Para fins de classificação dos inscritos, o Processo Seletivo 2024 contará a seleção via aplicação de provas e via sorteio. Além disso, os candidatos aos cursos de graduação poderão optar pelo aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

A aplicação das provas (para os cursos com esse tipo de seleção) está marcada para o dia 3 de dezembro de 2023. Já o sorteio (para os cursos com esse tipo de seleção) acontecerá em 12 de dezembro.

As provas aplicadas aos candidatos aos cursos de graduação serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. Já as provas para os candidatos aos cursos técnicos abarcarão assuntos do Ensino Fundamental.

Confira aqui a forma de ingresso para cada curso.

Oferta de vagas

A oferta total do IFRS é de 5.300 vagas em 164 cursos para ingresso no 1º semestre letivo de 2024. Há oportunidades para:

  • cursos técnicos integrados;
  • cursos técnicos EJA;
  • cursos técnicos concomitantes;
  • cursos técnicos subsequentes;
  • cursos de graduação (licenciaturas e bacharelados).

De acordo com o edital, as oportunidades estão distribuídas entre os campi de Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga – Porto Alegre, Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão. 

Leia também Vestibular 2024: UVA oferta de mais de mil vagas; veja principais datas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.