IFRS divulga cronograma do Processo Seletivo 2023/2
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) divulgou o cronograma com as principais datas do Processo Seletivo 2023/2. De acordo com o Instituto, as vagas ofertadas nessa seleção serão para ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023 em cursos técnicos e de graduação.
Conforme o cronograma, o IFRS receberá as inscrições para o Processo Seletivo 2023/2 no período de 27 de abril a 8 de maio de 2023. Os interessados deverão realizar as inscrições de forma virtual, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site de Ingresso do Instituto.
Para efetivar o cadastro, os candidatos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição. Aqueles que não possuem condições de realizar o pagamento poderão solicitar a isenção da taxa no período de 17 a 25 de abril. O IFRS divulgará em 17 de abril o edital com as informações, procedimentos e documentos referentes ao benefício de isenção da taxa de inscrição.
Processo de seleção
Conforme divulgado pelo IFRS, o Processo Seletivo 2023/2 contará com duas modalidades de seleção: aplicação de provas e sorteio eletrônico. Desse modo, a forma de classificação dos candidatos varia de acordo com o nível do curso.
A aplicação da prova para os cursos que terão essa modalidade de seleção está marcada para o dia 4 de junho de 2023. O procedimento será presencial em locais de prova informados antecipadamente pelo Instituto.
Já o sorteio público para os cursos que terão essa modalidade de seleção será feito virtualmente e contará com transmissão ao vivo. De acordo com o cronograma, o sorteio está marcado para o 7 de junho de 2023.
Oferta de vagas
O IFRS ainda não divulgou o número de vagas ofertadas para cada modalidade de curso. No entanto, sabe-se que parte das vagas disponibilizadas estão reservadas segundo estabelece a Lei de Cotas. Portanto, haverá oportunidades exclusivas para estudantes de escolas públicas, para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas e para pessoas com deficiência.
Acesse o site do IFRS para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFPR oferta mais de 400 vagas para curso de graduação EaD em Pedagogia; saiba mais.