O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) realiza neste domingo, dia 9 de julho, a aplicação das provas do Exame Classificatório 2023/2. De acordo com o cronograma, as provas serão aplicadas no período da manhã, com início às 9h (horário de Brasília).
De acordo com o edital, haverá locais de prova em Teresina (capital) e também nos seguintes municípios do interior: Floriano, Oeiras, Picos, Parnaíba e Valença do Piauí. Segundo divulgado pelo Instituto, a maioria dos candidatos farão as provas nos campi do IFPI localizados em Teresina. Confira aqui os locais de prova.
Os candidatos devem comparecer aos locais de prova com antecedência, pois o IFPI não permitirá o ingresso de estudantes após o horário de fechamento dos portões de acesso aos locais de prova. A abertura será a partir das 8h e o fechamento será às 9h, impreterivelmente.
Ainda conforme as orientações do IFPI, os candidatos devem apresentar documento oficial de identificação com foto. Além disso, é necessário levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente.
A aplicação será das 9h às 13h (horário de Brasília), de modo que a duração é de quatro horas. Conforme indicado no edital, a avaliação contará com 60 questões objetivas de múltipla escolha sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo 30 questões sobre cada componente curricular.
Exame Classificatório 2023/2
Esse processo seletivo visa a seleção de alunos para mais de 4 mil vagas em cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio nas formas Concomitante e/ou Subsequente. De acordo com o edital, o ingresso de novos aluno será no 2º semestre letivo deste ano.
Os cursos concomitantes são aqueles nos quais o estudante faz o curso técnico no IFPI, enquanto cursa concomitantemente o Ensino Médio em uma escola regular. Já os cursos subsequentes são aqueles para os candidatos que já tem o Ensino Médio completo.
Parte das vagas está reservada para estudantes que são egressos de escolas da rede pública, de acordo com o estabelecido na Lei de Cotas. Nesse sentido, há recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Os candidatos aprovados dentro dos cotas raciais deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação para ter direito às vagas reservadas. Confira quadro de vagas por campi aqui.
Resultado do Exame Classificatório 2023/2
De acordo com o novo cronograma, a divulgação do gabarito preliminar está prevista para o dia 10 de julho, próxima segunda-feira. Caberá a interposição de recursos. Desse modo, os candidatos poderão contestar o gabarito até o dia 11 do mesmo mês. Após a análise dos recursos, o IFPI divulgará o gabarito definitivo no dia 13 de julho de 2023.
O resultado preliminar do Exame Classificatório será liberado a partir do dia 21 de julho, com recebimento de recursos até o dia 24 seguinte. Já a divulgação do resultado final, com a lista de classificados para o preenchimento das vagas acontecerá a partir do dia 27 de julho de 2023.
Matrículas
Na data de divulgação do resulto o Instituto deve liberar também as orientações para as matrículas. Entre os documentos necessários para o registro acadêmico, o IFPI solicita o RG e o CPF do candidato, além do histórico escolar. Para os aprovados para os cursos subsequentes, o IFPI solicita o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, enquanto para os candidatos aos cursos subsequentes o IFPI solicita o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Acesse o edital do processo seletivo para mais detalhes.
Leia também UEPG divulga o cronograma do Vestibular 2023, ingresso 2024; confira aqui o período de inscrição.