Vestibular 2023/2: IFPI aplica provas neste domingo (09)

O IFPI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) criada no ano de 2008.

Atualmente, a instituição oferece oportunidades e opções de cursos em diferentes níveis, atraindo estudantes de todas as partes do Brasil.

As provas do Vestibular 2023/2 do IFPI, também denominado de Exame Classificatório, serão aplicadas neste domingo, dia 09 de julho. Assim, é importante que você saiba como o exame irá funcionar e quais são os próximos passos no processo seletivo.

Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Vestibular 2023/2 do IFPI. Vamos conferir!

Vestibular IFPI 2023/2: provas são realizadas neste domingo (09)

Conforme as informações presentes no edital do processo seletivo, o Vestibular 2023/2 do IFPI prevê a aplicação de uma prova presencial para todos os candidatos

As provas do processo seletivo do IFPI serão aplicadas neste domingo, dia 09 de julho, a partir das 9h e terão duração máxima de 4 horas. Os exames irão acontecer nas cidades de Angical, Campo Maior, Cocal, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos, Teresina, Uruçuí e Valença. É válido destacar que os portões dos locais de aplicação das provas serão abertos uma hora antes do início da prova e não será permitido o ingresso de participantes após o fechamento dos portões.

Os candidatos poderão consultar o local de realização do exame desde o dia 30 de junho, quando foi divulgado um documento em formato PDF com os locais de prova. Para isso, basta acessar o site do Vestibular 2023/2 do IFPI e clicar em “Lista de locais de prova”.

Vestibular IFPI
Os candidatos podem conferir o local de prova no site do IFPI. Imagem: Divulgação

No dia da prova, os candidatos deverão comparecer ao local de aplicação munidos de caneta esferográfica azul ou preta de material transparente e documento oficial com foto. A lista de documentos aceitos pelo IFPI está disponível no edital do Vestibular 2023/2

Vestibular IFPI 2023/2: estrutura das provas

A prova do vestibular será formada por 60 questões de múltipla escolha (objetivas). Destas, 30 serão perguntas de Língua Portuguesa e as outras 30 questões abordarão assuntos de Matemática. Cada questão terá 5 alternativas e somente uma será correta.

É importante notar que os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer uma das seções da prova serão eliminados do processo seletivo.

Para classificação dos candidatos no processo seletivo, o IFPI realizará a soma dos pontos obtidos nas questões de Língua Portuguesa e de Matemática. No caso de empate, o IFPI irá considerar o candidato com maior pontuação em Língua Portuguesa e, em seguida, com maior nota na prova de Matemática.

Vestibular IFPI 2023/2: oferta de vagas

Através do Vestibular 2023/2, o IFPI está oferecendo 1.460 vagas em doze campi diferentes da instituição. Dentre os cursos que fazem parte da oferta de vagas, podemos citar: Técnico em Alimentos, Técnico em Agropecuária, Técnico em Administração e Técnico em SegurançaF do Trabalho.

A lista completa de cursos e o número de vagas está disponível no site do vestibular do IFPI.

Vestibular IFPI 2023/2: próximos passos

Conforme as informações presentes no cronograma do Vestibular 2023/2, o gabarito preliminar da prova será divulgado no dia 10 de julho. A partir do dia 11 de julho, por sua vez, os candidatos poderão enviar recursos quanto às questões das provas e quanto ao gabarito. Por fim, os resultados dos recursos e o gabarito definitivo serão divulgados no dia 13 de julho.

O resultado preliminar do Vestibular 2023/2 será divulgado no dia 21 de julho e o resultado final, por sua vez, no dia 27 de julho.

Vestibular IFPI 2023/2: sistema de cotas

De acordo com o edital do vestibular 2023/2, o IFPI irá utilizar o do sistema de cotas (ações afirmativas) em seu processo seletivo, reservando um determinado número de vagas para os candidatos que estudaram na rede pública, Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e pessoas com deficiência. Para os candidatos da rede pública de ensino serão destinadas 50% das vagas de cada curso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.