IFMT aplica hoje (29) provas do Processo Seletivo 2024/1 para Cursos Superiores

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) aplicará na tarde deste domingo, dia 29 de outubro, as provas do Processo Seletivo 2024/1. A seleção visa o preenchimento de centenas de vagas em cursos de graduação de diversas áreas. 

De acordo com o cronograma, a aplicação será à tarde, das 14h às 18h30 (horário oficial de Mato Grosso), com duração de quatro horas e meia. O portão do prédio, local onde será realizada a prova, será aberto às 13 horas e fechado, impreterivelmente, às 13 horas e 45 minutos. 

Conforme estabelecido no edital, as provas serão aplicadas nos municípios de Alta Floresta, Cáceres, Campo Verde, Campo Novo do Parecis, Confresa, Cuiabá, Jaciara, Juína, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Os candidatos puderam escolher no momento da inscrição no Processo Seletivo 2024/1 o município de realização da prova. A consulta aos locais de prova e ensalamento pode ser feita no site do IFMT.

Composição das provas

Para avaliar e classificar os candidatos para o preenchimento das vagas, o IFMT aplicará uma prova composta a partir dos componentes curriculares do ensino médio

Desse modo, os candidatos responderão a uma prova objetiva composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura (10 questões); Matemática (10 questões); Física (5 questões); Química (5 questões); História (5 questões); Geografia (5 questões); Biologia (5 questões); e Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol (5 questões).

Além disso, o IFMT aplicará uma prova discursiva, de redação em língua portuguesa. Essa avaliação apresentará uma proposta de escrita de texto dissertativo-argumentativo sobre tema da atualidade. 

Orientações para o dia de prova

Os candidatos deverão chegar aos locais de prova com antecedência mínima de uma hora do horário de início. De acordo com o edital, após o fechamento do portão, o IFMT não permitirá a entrada de nenhum candidato no prédio, estando impedido de realizar a prova e automaticamente desclassificado do processo seletivo. 

Além disso, para ter o acesso liberado ao local de prova, o candidato deverá, obrigatoriamente, apresentar documento oficial de identificação com foto. O edital estabelece ainda que os estudantes devem levar caneta esferográfica de tinta na cor preta, fabricada em material transparente.

Estão sendo ofertadas mais de 1,6 mil vagas em cursos de graduação. Imagem: IFMT
Estão sendo ofertadas mais de 1,6 mil vagas em cursos de graduação. Imagem: IFMT

Oferta de vagas

Ao todo, o IFMT está ofertando 1.645 (mil seiscentas e quarenta e cinco) vagas em cursos de graduação de diversas áreas. A seleção visa o ingresso de novos alunos exclusivamente no primeiro semestre do próximo ano letivo.

As oportunidades estão distribuídas entre os campi de Alta Floresta; Cáceres – Prof. Olegário Baldo; Campo Novo do Parecis; Confresa; Cuiabá Bela Vista; Cuiabá Cel. Octayde Jorge da Silva; Juína; Avançado Lucas do Rio Verde; Pontes e Lacerda – Fronteira Oeste; Primavera do Leste; Rondonópolis; São Vicente; São Vicente – Centro de Referência Campo Verde; São Vicente – Centro de Referência Jaciara; Sorriso; Avançado Tangará da Serra e Várzea Grande.

Parte das vagas está reservada de acordo com a Lei de Cotas. Nesse sentido, 50% das vagas são para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública. Além disso, haverá recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

Resultados

De acordo com o cronograma, a divulgação doo resultado final do Processo Seletivo 2024/1 acontecerá no dia 22 de dezembro de 2023. Os convocados em 1ª chamada deverão realizar as suas matrículas entre 12 e 16 de janeiro. O IFMT prevê ainda  uma 2ª chamada para o dia 19 de janeiro.

Acesse o edital do PS 2024/1 na íntegra para mais informações.

Leia também Vestibular 2024: UEPA recebe inscrições para mais de 3,5 mil vagas em diversos cursos de graduação; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.