IFMA encerra inscrições do Processo Seletivo 2024

O período de inscrição para o Processo Seletivo 2024 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) chega ao fim amanhã, dia 9 de outubro. Conforme indicado no cronograma, os interessados têm até as 23h59 desta segunda-feira (9) para se cadastrar no Processo Seletivo 2024.

Conforme estabelecido no edital, o IFMA está ofertando mais de 5 mil vagas em cursos técnicos de diversas áreas. As oportunidades visam o ingresso de novos alunos exclusivamente no primeiro semestre do próximo ano.

Poderão participar da seleção para os cursos técnicos integrados os estudantes que têm o ensino fundamental II completo. Para os cursos subsequentes, somente aqueles que têm o ensino médio completo. Confira a seguir como se inscrever para concorrer às vagas!

Vestibular 2024: Inscrições

Conforme estabelecido no edital, as inscrições estão sendo recebidas exclusivamente de forma virtual. Portanto, os interessados deverão se inscrever on-line, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico de inscrição, disponível nos sites Estude no IFMA e FUNETEC.

No ato da inscrição, o candidato deve informar todos os dados pessoais e escolares solicitados no formulário. Além disso,  os candidatos deverão informar uma opção de curso técnico e o campus para o qual deseja se inscrever. É também durante a inscrição que o estudante deve informar se deseja concorrer às vagas reservadas ou participar da seleção em ampla concorrência.

Para efetivar a inscrição, os candidatos não isentos deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 10 de outubro. A taxa de inscrição é no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

Provas do Processo Seletivo 2024

Para fins de classificação do candidatos inscritos nestas seleção, o IFMA aplicará uma prova composta. Conforme estabelecido no edital, as provas serão compostas tendo como base dois componentes curriculares do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa e Matemática. Serão 30 questões objetivas ao todo.

De acordo com o cronograma, o Instituto aplicará as provas para todos os candidatos no dia 19 de novembro de 2023. O IFMA iniciará a aplicação às 13h30 (horário local).

A divulgação dos locais de prova está prevista para o dia 6 de novembro. Haverá locais de prova nos municípios para os quais há oferta de vagas.

Portanto, a aplicação acontecerá em Açailândia, Alcântara, Araioses, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Codó, Coelho Neto, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Porto Franco, Presidente Dutra, Rosário, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Viana e Zé Doca.

Os candidatos deverão chegar aos locais de prova com pelo menos meia hora de antecedência, ou seja, até às 13h. Para ter acesso aos locais de prova é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto, além de levar caneta esferográfica fabricada em material transparente.

Processo Seletivo IFMA
O IFMA vai aplicar as provas do Processo Seletivo 2024 em novembro. Imagem: IFMA/ Divulgação

Oferta de vagas

De acordo com o Manual do Candidato, o IFMA está ofertando 5.610 vagas para ingresso em cursos técnicos de diversas áreas. As oportunidades estão distribuídas entre os 29 campi do IFMA.

Haverá reserva de parte das vagas para egressos de escolas da rede pública de ensino, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, há percentual de vagas exclusivo para pessoas negras, para indígenas e PcD.

Resultado

A divulgação do resultado final do Processo Seletivo 2024 está prevista para o dia 22 de dezembro. Nessa data, além da lista de aprovados em 1ª chamada, o IFMA divulgará orientações para o registro acadêmico. O período de matrícula para os convocados em 1ª chamada será entre os dias 2 e 12 de janeiro de 2024.

Acesse o edital na íntegra para mais informações.

Leia também Inep inicia período para a adesão das instituições ao Enem PPL 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.