IFCE divulga período de inscrição do Processo Seletivo 2023/2
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) publicou o edital de abertura com o cronograma completo do Processo Seletivo 2023/22 – Cursos Técnicos Multicampi. De acordo com o documento, o IFCE abrirá as inscrições amanhã, dia 24 de maio de 2023.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 6 de junho de 2023. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Como ocorre tradicionalmente, as inscrições devem ser feitas virtualmente. Desse modo, os estudantes devem acessar o site do IFCE e realizar o preenchimento de formulário eletrônico de inscrição.
Segundo as orientações do Instituo, para participar, o candidato deve seguir as instruções abaixo indicadas:
- 1) Leia o edital.
- 2) Realize sua inscrição pelo Q-Seleção.
- 3) Entregue a documentação exigida pelo edital no campus.
- 4) Acompanhe as demais etapas do cronograma de atividades.
Nesse sentido, após realizar as inscrições, os candidatos devem entregar a documentação solicitada no edital. A apresentação da documentação exigida deve ser feita no campus para o qual esteja sendo pleiteada a vaga e deve levar em consideração o cronograma do Processo Seletivo 2023/2.
Além disso, o edital estabelece que a pessoa inscrita na reserva de vagas para autodeclarada negra (preta e parda) e indígena deverá obrigatoriamente informar sua cor/raça/etnia no ato da inscrição. É também no momento da inscrição que o estudante deverá indicar a opção de curso desejada.
Processo Seletivo 2023/2
O edital estabelece ainda que a seleção dos inscritos para as vagas contará com apenas uma fase, sem aplicação de provas. Nesse sentido, para a classificação dos candidatos, o IFCE vai considerar as notas constantes no histórico escolar dos participantes.
Portando, os candidatos deverão apresentar o histórico escolar com o registro das notas referente a etapa de ensino que é pré-requisito.
Desse modo, os candidatos aos cursos técnicos concomitantes deverão apresentar o histórico do Ensino Fundamental. Já os candidatos aos cursos técnicos integrados e técnicos subsequentes devem apresentar o histórico escolar do Ensino Médio.
Para os cursos que exigem fundamental completo, o IFCE vai considerar as notas das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências e Matemática. Para os cursos que exigem o médio completo, as disciplinas avaliadas serão Língua Portuguesa, Biologia, Física, Química e Matemática.
Vagas e cursos ofertados
A oferta total do IFCE é de 537 vagas para cursos técnicos integrados, técnicos concomitantes, técnicos integrados do Proeja, e técnicos subsequentes, com ingresso no 2º semestre letivo deste ano. A maioria das vagas são da modalidade subsequente, voltada para quem já concluiu o ensino médio.
Há vagas para os campi do IFCE localizados em Acopiara, Baturité, Camocim, Cedro, Crateús, Crato, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Paracuru, Quixadá, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Ubajara e Umirim.
Conforme o edital, as oportunidades estão distribuídas entre cursos de diversas áreas como Administração, Agropecuária, Edificações, Hospedagem, Informática, Manutenção Automotiva, Manutenção e Suporte em Informática, Tradução e Interpretação de Libra, entre outras. Os cursos são presenciais, nos turnos matutino, vespertino, noturno e integral.
Metade das vagas ofertadas nesse Processo Seletivo estão reservadas para estudantes egressos de escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Resultados
De acordo com o cronograma, o IFCE divulgará a classificação preliminar no dia 20 de junho de 2023. Conforme indicado no edital, caberá a interposição de recurso contra a classificação preliminar até dia 21 seguinte.
Após a análise dos recursos, o IFCE divulgará o resultado final no dia 23 de junho. Na mesma data, o Instituto deve liberar a lista de convocados para as matrículas em 1ª chamada e as orientações para o registro acadêmico.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também IFS abre o período de inscrição para o Processo Seletivo 2023/2 para cursos de graduação; saiba mais.