Idosos não precisam mais utilizar o RG? Entenda lançamento de novo documento para pessoas 60+

Muitos idosos desconhecem os benefícios e facilidades disponíveis por meio da Carteira do Idoso. Esse documento nacional, criado pela Lei 10.741/03, é emitido pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e tem como objetivo reconhecer os dados de pessoas idosas em situação de baixa renda. Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes sobre a Carteira do Idoso, desde a sua validade até os benefícios que ela proporciona.

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um documento emitido para pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Ela não substitui o RG, mas complementa os documentos utilizados pelos idosos. O número de identificação do RG não é o mesmo que consta na carteirinha, pois cada um possui sua função específica.

Informações contidas na Carteira do Idoso

Ao emitir a Carteira do Idoso, o cidadão terá acesso a diversos benefícios. A carteirinha contém informações pessoais do idoso, como nome completo, data de nascimento, número do RG, número do CPF e NIS (Número de Identificação Social). Além disso, a carteira possui uma data de emissão e prazo de validade de dois anos. Para facilitar o uso do documento, ele conta com um QR Code para leitura nos locais em que for utilizado.

Quem pode emitir?

A Carteira do Idoso pode ser emitida por brasileiros com mais de 60 anos de idade, desde que atendam aos critérios estabelecidos pelo governo federal. Além da idade, é necessário ter uma renda familiar de no máximo dois salários mínimos por mês e estar cadastrado no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico). Caso não esteja cadastrado no CadÚnico, é possível fazer a inscrição comparecendo ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo.

Benefícios da Carteira do Idoso

A posse da Carteira do Idoso proporciona uma série de benefícios para os idosos. Dentre eles, destacam-se:

  1. Gratuidade em ônibus de linhas municipais e intermunicipais;
  2. Reserva de dois assentos gratuitos em viagens interestaduais ou desconto de 50% na passagem;
  3. Emissão de documento para uso de estacionamento prioritário.

Esses benefícios visam garantir a prioridade e a assistência necessária aos brasileiros com mais de 60 anos.

Como emitir o Documento

A emissão da Carteira do Idoso pode ser feita tanto de forma online quanto presencial. Para emitir o documento online, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site oficial da Carteira do Idoso;
  2. Faça login na sua conta Gov.br ou crie uma nova conta;
  3. Autorize o uso dos seus dados pessoais;
  4. Selecione a opção “Emitir Carteira de pessoa idosa”;
  5. Após emitir a carteira, você pode imprimir ou salvá-la em seu computador ou celular.

Já para emitir a carteira de forma presencial, é necessário comparecer ao CRAS, onde o documento será gerado e impresso. Vale ressaltar que a carteira possui validade de dois anos, sendo obrigatória a renovação online ou no CRAS ao final desse período.

Solicite agora o seu Novo Documento

A Carteira do Idoso é um documento nacional que tem o objetivo de reconhecer os dados de pessoas idosas em situação de baixa renda. Ela não substitui o RG, mas complementa os documentos utilizados pelos idosos. Através da carteirinha, é possível usufruir de benefícios como gratuidade em transporte público e reserva de assentos em viagens interestaduais. Para emitir a Carteira do Idoso, é necessário atender aos critérios estabelecidos pelo governo federal e realizar a emissão online ou presencialmente. A posse desse documento é uma forma de garantir os direitos e a assistência necessária aos idosos brasileiros. Portanto, se você se enquadra nos critérios, não deixe de solicitar a sua Carteira do Idoso e aproveitar os benefícios que ela oferece.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.