Idiomas no ENEM: Como escolher entre inglês e espanhol?
Logo no momento da inscrição para o ENEM você é questionado sobre a preferência para a prova de línguas estrangeiras
Como escolher entre inglês e espanhol para as questões de idiomas no ENEM? Essa é uma dúvida recorrente entre os candidatos em todos os anos e na edição de 2020 não é diferente.
Logo no momento da inscrição para o ENEM você é questionado sobre a preferência para a prova de línguas estrangeiras. Ela faz parte do caderno de Linguagens e Códigos e apresenta, até então, apenas cinco perguntas.
Como são as questões de idiomas no ENEM
Apesar de muitos estudantes ficarem receosos e partirem para estudar a gramática dos idiomas pelos quais optarem, é bacana saber que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio são bem características.
Elas surgem com um teor muito mais interpretativo do que a cobrança pela morfologia e sintaxe da língua estrangeira, assim como questões gramaticais, construções verbais. Esse tipo de conteúdo é bem raro.
É bem importante ficar por dentro do que realmente costuma cair para que você parta para os estudos corretos e acerte todas.
Por isso indicamos que você foque seus estudos de idiomas no ENEM em conhecer temas da atualidade, relacionar com matérias recentes com tais línguas e tente interpretar essas informações. Assistir a séries, filmes e ouvir músicas estrangeiras.
Inglês
Algo que pode ajudar bastante ao escolher inglês para a prova de idiomas no ENEM é a proximidade com mídias nessa língua.
Se você está acostumado a assistir filmes legendados ou em inglês sem legendas, apreciar músicas em inglês ou então acompanhar notícias e demais conteúdos em inglês pode se dar muito bem nessa parte da avaliação.
Espanhol
O espanhol está entre as duas opções de idiomas no ENEM e quase sempre é tido como mais fácil pelos candidatos. Afinal, trata-se de uma língua com diversas palavras semelhantes ao nosso português.
Mas não é bem assim, não. Apesar de conhecermos vários vocábulos com sonoridade igual à língua portuguesa, o significado deles pode ser completamente diferente do que imaginamos.
Sendo assim, você pode escolher espanhol pensando que é ‘mamão com açúcar’, mas acaba caindo em uma pegadinha daquelas.
Podemos indicar o espanhol para aqueles candidatos que realmente assumem ter dificuldade com a língua inglesa e não têm contato nenhum com filmes, músicas em inglês. Assim como para aqueles que já têm uma vivência com o idioma espanhol, claro.
Diga aí para a gente, você pretende escolher qual desses idiomas no ENEM?