Descobrimento do Brasil: Tópicos importantes sobre o assunto

O Descobrimento do Brasil deve ser inserido no contexto das Grandes Navegações nos séculos XV e XVI. 

A saber, duas potências da época, Portugal e Espanha, lançaram-se no mar em busca de novos territórios para explorar. Além disso, o mar era uma das rotas para chegar até as Índias, um dos principais centros comerciais do período. 

Nas Índias, os europeus compravam especiarias, ou seja, temperos, tecidos, joias, entre outros, para revender na Europa com um alto lucro. 

O Descobrimento do Brasil tornou-se tema recorrente em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso, acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto! 

Descobrimento do Brasil: A chegada dos portugueses

O Descobrimento do Brasil ocorreu em 22 de abril de 1500. Nesse dia, as caravelas da esquadra portuguesa, liderada por Pedro Álvares Cabral, chegaram ao litoral do atual estado da Bahia. 

No local, havia um monte, e por isso ele acabou sendo batizado pelos europeus como o “Monte Pascoal” por conta do período da páscoa cristã. 

Você também pode gostar:

Além disso, dois dias depois da chegada europeia, aconteceu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros e os portugueses. 

Ademais, de acordo com a Carta de Pero Vaz de Caminha, o encontro foi pacifico, contudo, muito estranho, tendo em vista a grande diferença cultural entre os povos. 

Portugueses e indígenas: Entenda os primeiros contatos

Pedro Álvares Cabral, recebeu alguns índios em sua caravela e logo no primeiro contato os índios se interessaram por objetos como a prata e o ouro. 

No entanto, os índios não se interessaram pelas comidas e bebidas oferecidas pelos portugueses, assim como estranharam suas barbas e vestimentas. 

Por sua vez, os portugueses estranharam o fato dos índios andarem nus. O encontro foi um verdadeiro choque entre culturas. 

Descobrimento ou chegada?

Muitos especialistas batem na tecla que ao usar o termo “Descobrimento do Brasil” parece que nossa terra não era habitada e os europeus foram os primeiros a encontrá-la. 

Dessa maneira, desconsidera-se a presença de cerca de 5 milhões de indígenas divididos em várias tribos que já habitavam o território brasileiro antes da chegada dos europeus. 

Por isso, muitos historiadores preferem adotar o termo “Chegada dos portugueses ao Brasil”. Desse modo, valoriza-se a presença dos nativos em solo brasileiro. 

Em síntese, pode-se afirmar que os portugueses descobriram o Brasil para os europeus que até aquele momento não sabiam da existência de outras terras. 

Carta de Pero Vaz de Caminha

O principal documento histórico sobre o Descobrimento do Brasil é um documento escrito por Pero Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Cabral. 

A “Carta de Pero Vaz de Caminha” ao rei português D.Manuel I, conta detalhes da viagem, a chegada ao litoral brasileiro, os índios que já habitavam o local e o primeiro contato entre os indígenas e os portugueses. 

Por fim, a esquadra de Cabral contou com cerca de 1.400 homens, entre marinheiros, técnicos de navegação, cozinheiros, padres, ajudantes, entre outros. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o Descobrimento do Brasil?

Não deixe de ler também – Atualidades: Os terríveis efeitos do desmatamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.