IBGE terá novo Concurso Público para Agente Censitário de Mapeamento

Órgão contratou banca recentemente.

Recentemente, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contratou a banca examinadora de seu próximo concurso público. A empresa, portanto, ficará responsável por ações como inscrições e aplicação das provas, por exemplo.

Dessa forma, espera-se que estes novos certames se destinem a vagas temporárias no Instituto. Ao todo, o IBGE possui a autorização para ofertar um total de 8.141 vagas. Destas, então, o Instituto Selecon irá atuar como banca para a oferta de 148 vagas.

Assinatura do contrato ocorreu no dia 07 de junho, com validade até o ano de 2024 e publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, dia 12. Portanto, é certo que o concurso ocorrerá até lá.

Para estas 148 vagas, o cargo será de agente censitário de mapeamento, ou seja, uma função que exige nível médio de escolaridade. Ademais, já é possível saber que este cargo possui um salário de R$ 3.100.

Contudo, é importante alertar que o IBGE indica que as vagas se destinam a pessoas que não foram contratadas em outras seleções da Lei nº 8.745/1993, no últimos dois anos.

“Candidatos que tenham tido contrato com o IBGE precisam esperar 24 meses para serem contratados novamente, de acordo com a legislação em vigor”, declarou o órgão.

De acordo com a Instituição, a publicação do edital deve ocorrer em breve.

IBGE também terá outros editais

Para além da seleção com 148 vagas temporárias para agente censitário de mapeamento, o IBGE também terá outras oportunidades.

Desse modo, o órgão também deverá abrir edital para:

  • 120 vagas para o cargo de codificador, de nível médio;
  • 6742 vagas para agente de pesquisas e mapeamento, também de nível médio;
  • 276 vagas para agente de pesquisa por telefone, de nível médio;
  • 806 vagas para supervisor de coleta e qualidade, de nível superior;
  • 49 vagas para supervisor de pesquisa, de nível superior.

Todas estas oportunidades tiveram autorização recentemente e serão temporárias, com duração de até um ano, com possibilidade de prorrogação.

Veja também: Ministério do Meio Ambiente convoca candidatos aprovados

Portanto, nos próximos meses, o IBGE poderá ofertar diversas oportunidades para muitos cidadãos que se preparam para concursos.

Órgão também precisa de vagas efetivas

Todas as vagas acima serão temporárias. No entanto, o IBGE também necessita de renovar o seu quadro de servidores de forma efetiva.

Nesse sentido, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, reconheceu esta necessidade, o que será positivo paro o órgão. Isto é, considerando que, de acordo com a ministra, este edital terá autorização no segundo pacote de concursos que o governo anunciará.

Além disso, esta segunda leva de autorizações para certames federais deve incluir a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por exemplo.

Estas renovações se mostram importantes em um contexto de déficit de servidores em diversos órgãos públicos. A ministra relembra, então, das questões de aposentadorias, que diminui o quantitativo de servidores na ativa.

“Desde que eu estava aqui, eu já acompanhava áreas que tinham muita gente em abono de permanência, com risco de aposentadoria, e a reforma da Previdência em 2019 acelerou. Áreas que já estavam com risco muito grande, com 30% da folha podiam se aposentar. IBGE e Banco Central, mas tem outras também”, declarou.

Outra situação que indica a necessidade de reposição no INSS é o atraso no Censo de 2022. A pesquisa tinha a data para acabar ainda no ano passado, contudo, não foi possível. A nova data de entrega dos resultados é 28 de junho de 2023.

“Nosso maior desafio foi contratar recenseadores, planejamos contratar 180 mil e o máximo a que chegamos foi 120 mil. Também tivemos problemas no pagamento dos recenseadores por não termos testado o sistema antes”, relatou Cimar Azeredo, diretor de pesquisa do IBGE.

Censo 2022 sai neste mês de junho

Depois de diversos adiamentos, a nova e definitiva data para publicação dos resultados do Censo Demográfico de 2022 será 28 de junho.

Inicialmente, o IBGE iria divulgar estas informações em outubro de 2022. No entanto, o órgão contou com algumas dificuldades que resultaram no atraso desses resultados. Dentre os motivos para a demora estão, por exemplo:

  • Baixo número de respostas da pesquisa até outubro de 2022;
  • Menor quantidade de recenseadores que o necessário;
  • Problemas no sistema de pagamento dos recenseadores.

O primeiro adiamento foi para dezembro de 2022, depois no início de 2023, enquanto o órgão buscou resolver os problemas. Nesse sentido, o IBGE estendeu o prazo de apuração de dados até 28 de maio deste ano. Isto é, quando o recenseadores coletam os dados da população.

Veja também: Caixa tem prazo de concurso encerrado

Desse modo, em janeiro deste ano, com o do Ministério do Planejamento e Orçamento, foi possível coletar dados de mais milhões de pessoas. Dentre este quantitativo, o órgão conseguiu passar em áreas indígenas, como a Yanomami, por exemplo.

O que é o Censo do IBGE?

O Censo Demográfico é uma pesquisa que o IBGE realiza a cada dez anos a fim de coletar diversas informações sobre a população brasileira. Dessa forma, é possível traçar o perfil socioeconômico do país, além de entender outras questões demográficas.

A última pesquisa ocorre em 2010, de forma que a atual edição do Censo teria de ter ocorrido em 2020. Contudo, esta foi adiada em razão da pandemia de Covid-19, quando o país também passava por uma crise econômica, para além da sanitária. Então, em 2021, o governo adiou a pesquisa novamente em razão de falta de recursos.

Portanto, em 2022 a pesquisa se iniciou, terminando apenas neste ano de 2023.

O objetivo é colher dados como, por exemplo, o tamanho da população brasileira e características dessas pessoas. Assim, o Censo pergunta acerca de informações como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Cor ou raça;
  • Religião;
  • Escolaridade;
  • Renda;
  • Saneamento básico dos domicílios.

Atualmente, a estimativa indica que o Brasil possui cerca de 215 milhões de habitantes. Além disso, o IBGE indica que são cerca de 75 milhões de domicílios. Então, com os novos dados do Censo que sai neste ano será possível atualizar estas informações.

Tratam-se de dados muito importantes para melhor entendimento sobre a realidade do país, construção de políticas públicas, dentre outras ações.

Veja também: ANM poderá ter novo concurso público em breve?

Junto do Censo, o IBGE realiza vários estudos importantes sobre o contexto brasileiro. Por esse motivo, a publicação de um edital com vagas efetivas para o órgão será muito interessante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.