IBGE aponta que 67% de PcDs não têm ensino fundamental completo

Na última quinta-feira, dia 26 de agosto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou dados referentes ao nível de escolaridade de pessoas com deficiência (PcDs) no Brasil. Dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019.

De acordo com a pesquisa do IBGE, o índice de pessoas com 18 anos ou mais com deficiência que possuem o nível superior completo é de apenas 5%. Entre as pessoas sem deficiência, a porcentagem é de 17%.

Índice de PcDs sem instrução ou com fundamental incompleto é de 67,6% 

Apenas 16,6% das PcDs possuem ensino médio completo ou superior incompleto, contra 37,2% das pessoas sem deficiência. Os números apontam ainda que 67,6% da população com alguma deficiência não tinha instrução ou não concluiu todo o ensino fundamental.

A pesquisa revela que as PcDs acessam menos a educação formal, principalmente em comparação com a população brasileira que não possui nenhum tipo de deficiência. 

Feita em parceria com o Ministério da Educação, a pesquisa revela que, em 2019, havia 17,3 milhões de brasileiros (com 2 anos de idade ou mais) que possuíam algum tipo de deficiência. O levantamento conta com amostra de 108 mil domicílios.

De acordo com o IBGE, apesar da data de referência da pesquisa ser 27 de julho de 2019, o Instituto realizou as entrevistas entre agosto de 2019 e março de 2020. 

Confira mais detalhes sobre a PNS no site do IBGE.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFPR antecipou o resultado do Vestibular 2020/2021 para o dia 31 de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.