O Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo) realizou uma pesquisa que foi divulgada nesta terça-feira (23), a qual aponta que o volume de negociações realizadas na Black Friday 2021 deve ser mais fraco do que o do ano passado. A pesquisa acompanhou a intenção de compra em 28 grupos de produtos, a maioria sendo de produtos eletrônicos.
Entre as categorias observadas, apenas cinco devem ter crescimento na intenção de compra do consumidor na Black Friday, em relação a 2020, sendo elas: o Nintendo Switch (25,7%), bicicletas (18,1%), fones de ouvidos (20%), consoles de vídeo-game (0,8%) e calçados (0,5%). A previsão é de queda para as outras 23 categorias.
Dentre as que mais apresentaram queda de interesse na Black Friday são: a de jogos eletrônicos: PS4 de 46,2% negativos e Xbox 360º com -45,7%. Seguido pelo Home Theater (-45,5%), impressoras (-31,2%), chuteiras (-16,2%) e camisas de times de futebol (-17,1%).
“Sem o mesmo incentivo financeiro que ocorreu no ano passado, inflação de dois dígitos, deterioração do poder real de compra do consumidor e, considerando que muitos produtos comprados em um dado ano só serão recomprados depois de um longo período, 2021 dificilmente poderia quebrar recordes”, explicou Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do Ibevar.
Black Friday: Saiba quais são os melhores horários para encontrar as promoções
A perspectiva para essa edição é de que os varejistas adiantem seus relógios, e comecem a oferecer promoções na noite da quinta-feira (25) e assim os consumidores que se preparavam para começar a comprar na madrugada de sexta-feira, vão precisar alterar seu cronograma.
De acordo com um levantamento realizado pela Promobit, plataforma e rede social especializada em promoções, a partir das 18h desta quinta-feira (25), muitas promoções já estarão disponíveis, antecipando o início oficial do dia de descontos, que será na sexta-feira (26). O levantamento aponta ainda quais os melhores horários para comprar cada item..
Segundo Fabio Carneiro, CEO do Promobit, as empresas empregam estratégias que buscam sempre esconder as melhores promoções do consumidor, como por exemplo, esconder promoções em determinadas faixas de horário.
“Os melhores descontos acabam muito rápido. Já sabendo que, geralmente, as promoções acontecem com maior incidência em determinadas faixas de horário, o consumidor poderá ser mais estratégico”, afirmou Carneiro.
Expectativas para a Black Friday 2021
Apesar da previsão ser de o volume de vendas durante a Black Friday deste ano ser menor do que a de 2020, a expectativa é que se mantenha a tendência de 2020, ou seja, um aumento no faturamento.
Segundo analistas, a data representa cerca de 4% de todas as vendas anuais na área do varejo. Tendo em vista que a projeção de vendas para o setor de varejo no Brasil em 2021 é de R$150 bilhões a R$160 bilhões, a Black Friday deste ano deve levantar cerca de R$5,5 bilhões, no ano de 2020 as vendas foram de cerca de R$5 bilhões.
Vale lembrar que a Black Friday brasileira tem um propósito diferente quando comparado a data original nos EUA. No exterior o evento funciona mais como uma queima de estoque das lojas antes do Natal. Já aqui no Brasil a data se estende pelo mês inteiro com o intuito de movimentar a economia do país.