Recentemente, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou a liberação de novos editais ao Ibama e também ao ICMBio.
No decorrer do seminário sobre os direitos dos povos indígenas, no Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira, 17 de abril, a ministra reiterou sobre a presença de mais servidores nestes órgãos.
Segundo Marina Silva, então, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, o Ibama, conta atualmente com 700 servidores. Assim, estes atuam na fiscalização e cumprimento das leis ambientais em todo território nacional.
A líder do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima pontuou, então, que durante o ano de 2008,quando também coordenou a pasta, deixou o órgão com 1,7 mil fiscais. Contudo, ao retornar a liderança do ministério, encontrou a autarquia com somente 700 servidores.
Veja também: EXCELENTE NOTÍCIA para quem estuda para concursos públicos
“Governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio e o ministério”, destacou Marina.
Ibama também convocará excedentes
Indo adiante, a ministra também confirmou a realização da convocação dos excedentes dos concursos do Ibama e do ICMBio, de 2021. Esta, portanto, será mais uma forma de garantir que os órgãos receberão a quantidade de servidores necessária.
Durante o último dia 10 de abril, a ministra já comentou que o Ibama e o ICMBio estariam no pacote de concursos públicos federais. Isto é, aqueles que contarão com autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pasta de Esther Dweck.
Recentemente, a líder da pasta responsável por liberar a abertura de novos editais divulgou que os novas autorizações ocorrerão nos próximos dias.
O Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação (MTCI) já conta com a autorização para disponibilizar novas 814 oportunidades. Estas, então, devem se direcionar à carreiras de analista, tecnologista e também pesquisador.
Ademais, outro ponto é a abertura de um processo seletivo ao próprio Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
No entanto, até o momento, não é possível saber o número de vagas para cada órgão. A publicação destes dados deve ocorrer em edição do Diário Oficial da União, junto da liberação dos novos concursos.
Ibama solicita concurso com 2.048 vagas
A presidência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama, solicitou a liberação para a realização de um processo seletivo.
Assim, o objetivo é que o órgão conte com a oferta de 2.408 novas vagas. O pedido seria para cargos de nível superior, da seguinte maneira:
- Analista ambiental: 1.503 vagas;
- Analista administrativo: 905 vagas.
Desse modo, salienta-se que as duas carreiras apresentam a exigência de nível superior de seus candidatos, independente da área de formação.
A remuneração inicial para o posto será de R$ 10.014,71, já com os reajustes que o Governo Federal anunciou nos últimos dias. Ademais, a quantia já possui o acréscimo dos R$ 658 que dizem respeito ao valor do novo auxílio alimentação para servidores federais.
Juntamente, o órgão também solicita a convocação dos candidatos que se aprovaram no cadastro de reserva por meio do concurso de 2021. Assim, a ação representaria o preenchimento de 257 vagas ao cadastro de reserva.
Veja também: Ibama solicita liberação de novo concurso
Nesse caso, a avaliação da solicitação acontece pelo Presidente da República junto do Ministério do Meio Ambiente e da Mudança do Clima e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Como foi o último concurso do Ibama?
O último processo seletivo do Ibama contou com edital divulgado no ano de 2021. Na época, foram 568 oportunidades imediatas, sendo 432 para o posto de técnico ambiental e outras 136 vagas para a carreira de analista.
As etapas avaliativas do certame foram marcadas para o dia 30 de janeiro do ano passado. Assim, consistiriam em provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Os exames foram nas capitais de todos os 26 estados brasileiros e também no Distrito Federal. Ao todo, o exame contou com 120 questões, sendo 50 questões sobre Conhecimentos Básicos e outras 70 questões de Conhecimentos Específicos.
Já a prova discursiva contou com a redação de um texto dissertativo de no máximo 30 linhas.
Para se aprovar no exame objetivo, o candidato deveria alcançar a pontuação mínima de dez pontos em Conhecimentos Básicos, 21 em Conhecimentos Específicos e 36 no conjunto das provas.
O processo seletivo possui validade de dois anos, podendo se prorrogar por igual período caso seja necessário.
ICMBio também deseja convocar excedentes
Para além do Ibama, o ICMBio também vem necessitando repor o seu quadro de funcionários.
Nesse sentido, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou que efetuou a solicitação para a convocação de 25% do número de excedentes de seu último processo seletivo.
Veja também: ICMBio chamará excedentes do último concurso
De acordo com o Decreto de número 9.739, de 2019, dentro do período de validade do certame, o Governo Federal pode liberar a nomeação de candidatos aprovados e não convocados. Isto é, desde que esteja dentro do limite de até 25% o número inicial de vagas imediatas.
Como foi o último certame do ICMBio?
O último concurso do ICMBio contou com a oferta de 171 oportunidades. Portanto, a convocação dos excedentes representaria a convocação de mais 42 candidatos aprovados.
O edital que regulamentou o processo seletivo foi aberto em 2021. Do número total de vagas, 110 oportunidades foram para a carreira de técnico ambiental e outras 61 vagas para o posto de analista ambiental.
Para a carreira de técnico ambiental, o requisito foi o ensino médio completo. Já para o cargo de analista ambiental houve a exigência de nível superior. No entanto, ainda não existem maiores informações sobre o quantitativo de vagas e cargos que foram solicitados para o novo concurso do ICMBio.
A expectativa, então, é que tanto o Ibama quanto o ICMBio e o próprio Ministério do Meio Ambiente contem com novos certames em breve. Dessa forma, será possível repor a perda dos quadros de servidores e, assim, melhorar a qualidade do serviço público destas entidades.
Portanto, aqueles que desejam integrar estas carreiras já podem começar a se preparar, se atentando às próximas atualizações.