Quantas horas de estudo por dia? - Notícias Concursos

Quantas horas de estudo por dia?

Quantas horas de estudo por dia nós devemos ter? Será que é possível estudar por 8 horas seguidas? E quem trabalha, como faz?

Essas dúvidas são muito recorrentes na vida de muitos estudantes, e não é para menos. Às vezes, a demanda de tarefas e atividades é tão grande que fica difícil selecionar a quantidade de horas de estudos. Porém, algumas reflexões e análises da própria rotina podem ajudar na hora de encontrar uma quantidade de horas alinhada à sua vida.

Acompanhe este texto e saiba mais sobre essas reflexões importantes.

Quantas horas de estudo por dia?

Não existe uma regra universal sobre quantas horas de estudo por dia é ideal. Embora existam estimativas, como alguns estudiosos que apontam que duas horas seguidas é interessante, mas que depois disso uma pausa deve acontecer, a realidade é que tudo depende de como você organiza a sua rotina e cuida da sua saúde.

O seu tempo de descanso, por exemplo, pode impactar expressivamente na quantidade de horas que você é capaz de estudar. Portanto, cuidado com os conteúdos que você vê por aí que acabam “cravando” a quantidade “perfeita” de horas de estudo por dia.

Talvez o que você possa fazer, para encontrar um equilíbrio na sua aprendizagem, é considerar a sua rotina e avaliar o que pode ser realmente funcional para o seu caso. Abaixo trouxemos alguns pontos que podem lhe ajudar nessa prática de autoconhecimento:

1. Avalie o seu tempo livre

Avaliar o seu tempo livre é um bom ponto de partida. Dessa forma, você poderá mensurar quantas horas por dia tem disponível para se dedicar aos estudos.

Vamos supor que você chega em casa, depois do trabalho, e tem cerca de 5 horas livres até o momento de dormir. Dentro desse horário, você tem que fazer a sua janta, arrumar a casa, tomar banho e preparar alguma coisa para o dia seguinte. Logo, sobram cerca de 2 horas e meia.

Esse é o tempo livre que pode ser usado na sua aprendizagem? Pense sobre isso.

2. Como está o seu descanso?

Apesar de você poder ter 2 horas e meia de tempo livre, lembre-se de que é preciso separar um momento para o seu descanso. Sem esse descanso, a mente pode ficar sobrecarregada, o que impede uma aprendizagem mais saudável e nutritiva. Sendo assim, considere analisar como está o seu descanso: Você tem dormido bem? Está conseguindo descansar à noite? O tempo livre, se for dedicado aos estudos, vai lhe deixar muito mais cansado?

Com essa análise você poderá mensurar ainda mais o tempo disponível para os estudos, de acordo com a sua realidade.

3. Saturação do cérebro e as pausas

Se porventura você tiver muitas horas livres para estudar, sem que para isso precise negligenciar o seu sono, considere analisar a saturação do cérebro. Isto é, de tempos em tempos faça uma pausa mais longa, para descansar a mente e permitir que o cérebro comece a assimilar tudo o que foi lido e aprendido.

4. Mensuração da aprendizagem

Por fim, para saber quantas horas de estudo por dia é o ideal para você, considere mensurar os seus resultados. Estudando X horas, você obteve qual resultado? E estudando menos, ou mais? Verifique isso até encontrar aquela rotina de estudos que combina com você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?