Homenagem na pandemia: Entidades organizam noite de aplausos para educadores do país

A homenagem ocorreu nesta sexta às 20h, organizada por dez entidades da sociedade civil

Cerca de 10 organizações da sociedade civil organizaram uma espécie de ‘noite de aplausos’ para os educadores brasileiros. O movimento ocorreu nesta sexta-feira, 31, às 20h, em alguns estados.

Da mesma forma que a sociedade aplaudiu por diversas vezes os profissionais da saúde, os professores também receberam a mesma forma de homenagem.

O intuito é destacar o fato de que os educadores e demais profissionais da educação estão passando por momentos difíceis na pandemia. Um deles é o distanciamento total de suas atividades, tendo que haver uma readaptação e reinvenção de seus planos de aulas.

Outro obstáculo é o debate atual acerca da reabertura das escolas em meio aos índices de contaminação do novo coronavírus, os quais permanecem altos no Brasil de modo geral.

Educadores na possível linha de frente

Em muitos estados discute-se a volta às aulas, com medidas de segurança para evitar contágio por Covid-19. Em Manaus, por exemplo, já está ocorrendo ta retomada.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, entidades de educação têm protestado contra o retorno, que é tido por muitos especialistas como precoce demais.

Segundo alguns infectologistas, não há risco zero, portanto, crianças e educadores podem estar suscetíveis a se contaminas.

Dessa forma, pode-se dizer que os professores estarão na linha de frente caso ocorra a reabertura das escolas. Lembrando que aqueles que estão no grupo de risco não estão cotados para volta do trabalho presencial.

A iniciativa da noite de aplausos foi organizada pelas entidades Associação Nova Escola, Conectando Saberes, Ensina Brasil, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Fundação Victor Civita, Instituto Península, Porvir, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Todos Pela Educação.

Ao longo da semana foi feito o convite para o público a gravar vídeos e posteriormente postar em suas redes sociais, marcando a hashtag #AplaudaUmProfessor. O conteúdo pode incluir a leitura do manifesto da campanha ou uma fala de homenagem ao professor ou à professora que tenha deixado uma marca positiva na trajetória da pessoa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.