História Geral: resumo completo sobre o feudalismo

O feudalismo foi uma forma de organização política

Feudalismo: aquilo que você precisa saber para as suas provas

O termo “feudalismo” é usado para denominar o modelo social e econômico que vigorou dos séculos V ao XV, durante a Idade Média.

O assunto é abordado com frequência por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga se preparar de forma adequada para os seus exames, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo que você precisa saber sobre o feudalismo. Confira!

Feudalismo: introdução

O feudalismo foi uma forma de organização política, econômica e social predominante no continente europeu entre os séculos V e XV, período que faz parte da Alta e Baixa Idade Média.

O nome “feudalismo” é baseado em “feudo”, uma grande propriedade rural da época governada pelo “senhor feudal” e na qual trabalhavam servos e camponeses. A sociedade feudal era baseada na posse de terras. Assim, o senhor feudal doava terras aos grandes senhores como recompensa pela participação em batalhas e outros serviços. Os grandes senhores eram chamados de suseranos e concediam as terras ganhas para os vassalos, senhores menos poderosos e que serviam como cavaleiros nas guerras.

Feudalismo: características

A sociedade feudal era estamental, ou seja, baseada em camadas sociais diferentes de acordo com os privilégios de cada um. As três principais classes eram: a nobreza, o clero e os servos. A nobreza era formada pelos nobres e senhores feudais, proprietários de terras que tinham poderes políticos, administrativos e jurídicos.

O clero possuía uma grande extensão de terra, além de ter grande influências nas relações sociais. Os servos, por sua vez, eram subordinados a cumprir ordens de serviços e pagar diversos tipos de impostos.

A política era predominantemente exercida pelo senhor feudal, já que ele era responsável por aplicar leis, administrar a justiça, conceder privilégios e realizar negociações comerciais. A economia feudal, por sua vez, caracterizava-se pela autossuficiência, ou seja, por produções agrícolas e de subsistência. Quando aconteciam colheitas significativas, os excedentes eram trocados por alimentos e bens. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.