História Geral: os Hebreus

Um resumo completo

Os Hebreus: tema que irá cair na sua prova!

O termo “hebreus” é utilizado em referência à um determinado povo que compôs uma das civilizações mais importantes de toda a Antiguidade.

Esse povo é abordado com muita frequência por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.

Dessa forma, é fundamental que você domine esse tema e saiba responder questões sobre ele. Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre os hebreus.

Os Hebreus: introdução

A civilização dos hebreus, também conhecidos como judeus ou israelitas, foi, ao lado daquela dos persas e dos fenícios, uma das mais importantes da Antiguidade.

Os Hebreus: origem

Muitas das informações que temos sobre a história e a origem dos hebreus estão dentro do Antigo Testamento, na Bíblia.

Sabemos que o povo hebraico, outro termo utilizado em referência à essa civilização, vivia inicialmente na região da Mesopotâmia. Porém, os hebreus eram nômades e migravam constantemente para obter melhores condições para atividades agrícolas.

Dessa maneira, os hebreus foram, guiados por Abraão, para a região da Palestina, em busca da denominada “terra prometida”.

Posteriormente, o povo migraria para o Egito, onde, seriam escravizados. Os hebreus seriam libertados somente no episódio de travessia do Mar Vermelho, em que Moisés teria auxiliado o povo em sua fuga para a Palestina.

Os Hebreus: organização política

Os hebreus foram governados de diferentes formas em três grandes períodos. O primeiro deles é aquele dos patriarcas, seguido pelos dos juízes e, por fim, por aquele dos reis.

Com o fim do período dos reis, a região da Palestina foi dividida em dois reinos: de um lado existiam as 10 tribos de Israel e, do outro, as  2 tribos de Judá.

Os Hebreus: religião

Os hebreus praticavam uma religião monoteísta, conhecida como “judaísmo”. Dentro dessa crença, o povo hebraico cultuava Javé e tinha toda a sua estrutura religiosa baseada nos Dez Mandamentos.

Os Hebreus: economia

Como mencionado, os hebreus eram nômades. Porém, ao mesmo tempo, essa civilização desenvolvia uma série de atividades econômicas, como a pecuária, a agricultura e o comércio.

Ainda, a partir de determinado momento e como consequência do regresso à região da Palestina, a civilização se tornaria sedentária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.