História Geral: o Pacto de Varsóvia

Um resumo completo sobre o Pacto de Varsóvia

O Pacto de Varsóvia: o tema pode cair na sua prova!

O Pacto de Varsóvia, oficialmente chamado de Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, foi uma aliança militar assinada entre a União Soviética e outros países do bloco socialista.

Devido à sua importância no contexto pós-Segunda Guerra Mundial, o tema é um dos assuntos que mais aparecem em questões de diversas disciplinas de humanas nas principais provas do país, como o ENEM e os vestibulares.

Dessa forma, é essencial que você domine os principais tópicos que envolvem o Pacto de Varsóvia para garantir um bom desempenho nas suas provas. Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais informações sobre o assunto. Confira!

O Pacto de Varsóvia: definição

O Pacto de Varsóvia é oficialmente denominado de “Tratado da Amizade, Cooperação e Assistência Mútua”. Porém, por ter sido assinado na capital da Polônia, Varsóvia, acabou por incorporar esse nome.

O acordo tinha o objetivo de oficializar uma aliança militar entre a União Soviética e países socialistas aliados. O intuito da aliança era criar uma rede de proteção contra eventuais ataques vindos de elementos estranhos ao grupo no qual, se um país fosse atacado, todos responderiam.

Os Estados Unidos e os países capitalistas também possuíam uma aliança militar: a OTAN, Organização do Tratado do Atlântico Norte. A OTAN previa características militares e regras semelhantes de proteção aos seus membros.

O Pacto de Varsóvia: o papel da URSS

A União Soviética propunha um modelo de socialismo que interessava aos países que eram favoráveis ao regime e, por outro lado, era de interesse dos soviéticos obter, através de um sólido acordo, uma proteção ao que mais se temia na ocasião, ou seja, o predomínio do capitalismo. Assim, em 14 de maio de 1955 o Pacto de Varsóvia foi assinado.

O Pacto de Varsóvia: contexto histórico

O Pacto de Varsóvia foi assinado em um contexto pós-Segunda Guerra Mundial, quando o mundo vivia a chamada “Guerra Fria”. Durante o conflito, os Estados Unidos e a URSS  instauraram um estado de tensão geopolítica mundial com a formação de dois blocos distintos: o capitalista e o socialista. Nesse contexto, cada uma das duas potências fazia alianças para conseguir prosperar ainda mais ao longo do embate indireto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.