O Império Latino, cujo nome original era Imperium Romaniae, foi um Estado fundado depois da Quarta Cruzada.
O assunto pode ser abordado em questões de história geral que analisem aspectos da Idade Média e, mais especificamente, da Baixa Idade Média.
Assim, para que você possa compreender o tema corretamente, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Império Latino. Confira!
O Império Latino, também conhecido como Império Latino de Constantinopla, teve início no ano de 1204 (ano de sua fundação) e terminaria somente no ano de 1261. Os seus fundadores participaram da Quarta Cruzada e, depois da tomada da cidade de Constantinopla, criaram aquilo que ficou conhecido como “Estado Cruzado”.
O Império Latino tinha como principal objetivo substituir o Império Bizantino e, dessa forma, se consolidar como o legítimo sucessor do título de Império Romano do Oriente. Ainda, o plano original também previa a substituição do imperador grego por um imperador católico. Nesse processo Balduino I foi nomeado, em 1204, o primeiro imperador católico do império que havia sido criado.
O Império Latino exigiu territórios que antes estavam sob a administração do Império Bizantino. Entre eles, podemos citar o reino de Tessalônica e os Estados cruzados.
Porém, muitos deles ficaram com os Estados inimigos e a família real prosseguiria em diversos conflitos ao longo dos anos para consolidar o controle sobre essas regiões.
Devemos ter em mente que, durante a Alta e a Baixa Idade Média, somente o papa poderia consagrar um indivíduo como imperador dos romanos. Um papa foi o responsável, por exemplo, pela coroação de Carlos Magno, imperador do Sacro Império Romano-Germânico.
Balduíno I recebeu o título de imperador católico, mas não foi coroado pelo papa da época, que era Inocêncio III. Dessa forma, para evitar a eclosão de um conflito com o papa, Balduíno decidiu usar apenas o título de imperador da Romênia.
O final do Império Latino aconteceu em julho de 1261, após Miguel VIII realizar a reconquista de Constantinopla e destituir o Imperador Balduíno II.