História Geral: Características da Arte Egípcia 

A arte egípcia no Egito Antigo inspirou-se na vida política e religiosa, desse modo houve grande exaltação de deuses e faraós. 

Por esses motivos, a maioria das estátuas, monumentos, pinturas, obras arquitetônicas tinham envolvimento direta ou indiretamente com a religiosidade. 

Desse modo, a arte egípcia era uma das formas de evidenciar e divulgar suas crenças, tradições e religião. 

O tema poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Arte Egípcia: Pinturas

Boa parte das pinturas do Egito Antigo foram realizadas nas paredes das pirâmides. E buscavam retratar a vida dos faraós, assim como as ações dos deuses, a vida após a morte, entre outros assuntos ligados à religião politeísta. 

Os desenhos egípcios mostram as figuras de perfil e tinham um padrão a divulgação da religião, dessa maneira não buscava-se a admiração das pessoas pela obra em si. 

As pinturas tinham textos como acompanhamento, feitos a partir da escrita hieroglífica, ou seja, quando palavras e expressões acabavam sendo representadas por desenhos. 

Ademais, buscava-se harmonia e equilíbrio, além disso nessas obras havia a presença de diversos símbolos. Nessa época do Egito Antigo, obtinham as tintas na natureza através de pó de minérios, componentes orgânicos, entre outros. 

Esculturas e Arquitetura 

Para se ter uma ideia das esculturas desenvolvidas pelos egípcios foram encontradas em diversas tumbas de faraós. O trabalho desenvolvido no ouro tinha o emprego de técnicas muito peculiares. 

Além disso, no Egito Antigo faziam estatuetas que representavam os deuses da cultura egípcia antiga. Ademais, o ouro também servia para fazerem máscaras mortuárias para cobrir e proteger o rosto de múmias. 

A saber, os egípcios também desenvolveram conhecimentos matemáticos e por isso foram capazes de levantar obras que estão em pé até os dias de hoje. 

Dessa maneira, nessa época foram construídos templos, palácios e as famosas pirâmides que homenageavam os deuses e os faraós. 

As pirâmides são construções gigantescas, feitas a partir de blocos de pedra, e pretendiam mostrar todo poder e influência do faraó. 

E então, gostou de saber mais sobre a arte egípcia?

Conheça um pouco mais sobre o Egito Antigo: O que estudar para o Enem

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.