História Geral: a Guerra dos Sete Anos

Um resumo completo para as suas provas

A Guerra dos Sete Anos: um resumo completo sobre o evento

O termo “Guerra dos Sete Anos” é utilizado para definir um conflito que aconteceu entre os anos de 1756 e 1763, envolvendo a Inglaterra e a França.

O conflito pode ser abordado por questões de história geral dentro de provas muito importantes, como os vestibulares e o ENEM.

Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Guerra dos Sete Anos. Vamos conferir!

A Guerra dos Sete Anos: introdução

Como mencionado, a Guerra dos Sete Anos aconteceu entre os anos de 1756 a 1763. O embate ocorreu devido às disputas entre duas potências econômicas da época, Inglaterra e França, por territórios no continente americano. 

Outros países também participaram de forma direta e indireta do conflito, como Áustria e Prússia.

A Guerra dos Sete Anos: características

A Guerra dos Sete Anos envolveu dois grupos principais. O primeiro deles era formado por Prússia e Áustria, que batalhavam para resolver questões sobre territórios.

O outro grupo era composto por Inglaterra, França e, em parte, Espanha, que disputavam territórios no Novo Mundo.

A França e a Inglaterra queriam ampliar os seus domínios no continente americano. Ao mesmo tempo, os ingleses temiam que os franceses pudessem se tornar enormes potências e, com isso, diminuir a influência inglesa no mundo.

Muitas batalhas aconteceram no continente americano e no continente europeu. A Inglaterra saiu vencedora do conflito e a Guerra dos Setes Anos terminou oficialmente no ano de 1763, com a assinatura de dois tratados: o Tratado de Paris e o Tratado de Hubertusburgo.        

Depois do conflito, a Inglaterra passou a administrar as relações com as treze colônias de forma muito mais severa, cobrando mais importantes e aplicando fortes restrições. Uma das principais consequências dessa atitude seria a aversão dos colonos americanos contra a Inglaterra, resultando na luta pela independência dos Estados Unidos.

Ainda, com o fim da Guerra dos Setes Anos, a Prússia se tornou uma potência na Europa e a Áustria perdeu muitos de seus territórios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.