História: Entenda o que é o imperialismo e as suas ações

Na história, o Imperialismo é considerado uma política que visa a expansão territorial, assim como o seu domínio cultural e econômico de determinadas regiões.

Nesse contexto, nações com alto poder buscam ampliar e controlar a influência sobre populações e países menos desenvolvidos.

O tema Imperialismo poderá aparecer nas provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!

Imperialismo – Contexto histórico

Durante vários períodos da humanidade impérios surgiram, expandiram-se e acabaram. Podemos citar dentre os principais por conta do modelo imposto o Império Romano e o Império Egípcio.

Contudo, o conceito de imperialismo remodelado por economistas europeus durante o século XIX. Essa concepção é oriunda do sistema capitalista após a transformação da indústria, em busca de maiores mercados.

O modelo capitalista atinge todo planeta, que passa a ser controlado pelo mercado financeiro, sobretudo os bancos e empresas multinacionais.

A revolução tecnológica e a chegada de motores elétricos movidos a explosão, contribuiu para o desenvolvimento dos meios de comunicação, transportes, entre outros.

Por conta disso, o avanço aconteceu o avanço e ascensão do modus operandi imperialista sem precedentes na história.

Imperialismo e a busca pela colonização

Vale dizer que o imperialismo é quando se domina territórios, mercados, entre outros, de modo formal ou informal, isto é, direta ou indiretamente, visando sobretudo o controle econômico e político de determinada região.

Dessa forma, o imperialismo moderno não precisa necessariamente anexar territórios, mas exercer a influência em partes importantes do globo, no ponto de vista político e econômico.

Esse tópico é importante, visto que antes do sistema capitalista o Imperialismo tinha como atributos uma política baseada na expansão territorial, através de guerras e conquistas.

O mundo expansionista de potências imperialistas aumenta o seu poder, através da ‘absorção” de territórios no chamado ciclo do colonialismo, tornando-se uma política do sistema.

Por conta disso, visando o progresso econômico, nações imperialistas lançaram-se no mundo durante o período moderno, buscando a colonização de territórios.

Ações do imperialismo Moderno

O domínio de territórios e dos povos nativos, se dava sob a ótica do etnocentrismo, que afirmava a supremacia de alguns povos em relação a outros.

A saber, nesse contexto, os europeus julgavam-se superiores a quaisquer outro povo. Vale também destacar o darwinismo social onde os mais fortes sobreviviam numa espécie de fator social.

As nações imperialistas, sobretudo as européias, dominaram e exploraram povos do mundo todo. Provocaram diversos conflitos como a Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Por fim, uma nova era surge com os Estados Unidos como destaque entre os países dominantes. O Imperialismo, nesse contexto, surge em nível militar, cultural, econômico e político.

Ásia e África

Os europeus partem para conquista de territórios na Ásia em meados de 1500, estabelecendo-se até a primeira parte do século XX.

Entretanto, no século XIX na África, alguns eventos chamaram a atenção dos europeus, sobretudo a importância econômica e estratégica da região.

Dentre algumas delas podemos citar a Abertura do Canal de Suez em 1869 e as descobertas de diamantes na África do Sul.

Não deixe de ler também – Atualidades: Crescimento econômico da China e a guerra comercial com os EUA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.