História do Brasil: o que foi a Vila de São Vicente?
A vila de São Vicente foi a primeira vila fundada pelos portugueses nos momentos iniciais da colonização do continente americano.
O assunto pode ser abordado de diversas formas por questões de história do Brasil nos vestibulares, nos concursos e na prova do ENEM. Assim, é importante que você compreenda o tema.
Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a vila de São Vicente. Vamos conferir!
Vila de São Vicente: introdução
A vila de São Vicente foi a primeira vila oficialmente reconhecida e criada pelos colonizadores portugas no Brasil.
O local foi fundado no ano de 1532 por Martim Afonso de Sousa e é considerado o primeiro povoado colonial em território brasileiro.
Vila de São Vicente: características
O território de São Vicente possuía muito ouro e prata e por isso atraiu muitos ambiciosos em busca de enriquecimento. Ao mesmo tempo, o território era vulnerável e propenso aos ataques de outros colonizadores devido a sua proximidade com o território dos inimigos.As duas características citadas foram os motivos da colonização do local.
Ainda no momento ano de sua fundação a vila se tornaria uma capitania: a capitania de São Vicente. Com isso, seu fundador Martim Afonso de Sousa recebeu os direitos sobre a área para devolver o cultivo da terra e povoamento da região doada por D. João III.
Porém, a capitania logo fracassou, uma vez que o produto cultivado na época, o açúcar, não conseguiu se desenvolver no local. Ainda, devemos mencionar que São Vicente era um alvo constante de ataques de contrabandistas.
Nesse contexto, o primeiro responsável pela capitania de São Vicente, Martim Afonso, voltou para Portugal em pouco tempo e a região passou a ser administrada por portugueses que permaneceram no país.