Período Pré-Colonial: um resumo
O período da história do Brasil conhecido como “pré-colonial” se inicia no ano de 1500, com a chegada dos portugueses.
O tópico é abordado por uma grande quantidade de questões de história, principalmente nos concursos, nos vestibulares e na prova do ENEM.
Dessa maneira, é fundamental que você domine as principais características desse período. Vamos descobrir, a seguir, quais são elas.
Período Pré-Colonial: introdução
O período denominado de “pré-colonial” se inicia, como mencionado, com a chegada dos portugueses no país, no ano de 1500.
Essa fase da história do Brasil se estende até o ano de 1530, quando os portugueses decidem, de fato, colonizar o novo território.
Período Pré-Colonial: a chegada dos portugueses
Os portugueses chegaram ao país no ano de 1500, a partir de uma expedição guiada pelo navegador Pedro Álvares Cabral. Esse fato faz com que Cabral seja denominado como “aquele que descobriu o Brasil”.
As 13 caravelas lideradas por Cabral chegaram ao país em abril de 1500 e aportaram em Porto Seguro, na Bahia. Esse momento marca o início do período denominado de “pré-colonial”.
Período Pré-Colonial: características
O período pré-colonial é caracterizado pelo desinteresse dos portugueses pelas terras brasileiras recém-descobertas. Isso porque, na época, Portugal estava investindo os seus recursos na exploração de outras áreas do mundo, como a Índia e alguns pontos do continente africano.
Assim, para a corte de Portugal, era mais interessante continuar investindo nas relações comerciais que já haviam sido estabelecidas nesses lugares do que explorar um território a partir do zero.
Dessa maneira, Portugal decide adotar uma postura semelhante àquela que havia sido adotada no continente africano: os portugueses explorariam somente o litoral do novo território, especialmente a partir da construção de feitorias, ou seja, de entrepostos comerciais.
Essa estratégia visava facilitar a exploração dos recursos que se encontravam na costa brasileira para, posteriormente, transportá-los para a Europa.
O principal recurso explorado pelos portugueses durante o período pré-colonial foi o pau-brasil. Assim, é justamente por isso que esse primeiro momento da história do país é conhecido como “ciclo do pau-brasil”.
Período Pré-Colonial: declínio
A estratégia dos portugueses funcionou por alguns anos. Porém, a partir de 1530, outros países ameaçavam invadir o Brasil, uma vez que nenhuma nação havia colonizado oficialmente o território.
As ameaças fazem com que Portugal seja obrigado a mobilizar forças para consolidar a colonização no novo território. É nesse momento que os portugueses decidem dividir o Brasil em 15 faixas: são criadas as capitanias hereditárias.