O Governo Figueiredo: um resumo
O termo “Governo Figueiredo” é utilizado em referência ao período entre os anos de 1979 e 1985, em que João Baptista Figueiredo governou o país.
O assunto é muito abordado por questões de história do Brasil de todo o país, com um destaque para aquelas do ENEM, dos concursos e dos vestibulares.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre esse tema.
O Governo Figueiredo: introdução
O denominado “governo Figueiredo” aconteceu entre os anos de 1979 e 1985. Nesse período, o general João Baptista Figueiredo esteve no poder.
Figueiredo foi o último presidente militar do país e o fim de seu governo caracterizaria também o fim da Ditadura Militar, que havia se iniciado no ano de 1964.
Devemos destacar que o governo de Figueiredo foi marcado por uma grande crise econômica. Ainda, uma das grandes realizações do presidente foi anistiar os exilados políticos e terminar com o sistema no qual somente dois partidos participaram das eleições: o Arena (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
O Governo Figueiredo: crise econômica
Na época do governo Figueiredo, o Brasil sofria com os problemas deixados pelo final do chamado “milagre econômico’’: o fenômeno do grande crescimento econômico brasileiro entre os anos de 1968 e 1973.
Durante o governo Figueiredo, o ministro da Fazenda criou um plano chamado “III Plano Nacional de Desenvolvimento”, com o objetivo de tentar resolver os problemas econômicos do Brasil. Porém, o plano não obteve êxito e a crise persistiu.
O Governo Figueiredo: abertura política
Como mencionado, Figueiredo promoveu uma importante abertura política no país. Após a mesma, diversos partidos surgiram e passaram a integrar a política brasileira.
Dentre eles, podemos citar: PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), PP (Partido Popular), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), o PT (Partido dos Trabalhadores), entre outros.
O Governo Figueiredo: fim
No ano de 1985, com o fim do governo de Figueiredo, Tancredo Neves foi eleito indiretamente.