História do Brasil: o Governo de Campos Sales

Confira o assunto e entenda tudo sobre o assunto!

Governo de Campos Sales: um resumo completo para suas provas

O governo de Campos Sales foi caracterizado por diversos acontecimentos importantes, como o desenvolvimento da Política dos Governadores.

O assunto é extremamente abordado por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares, dos concursos e da prova do ENEM.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos importantes que você precisa dominar sobre o governo de Campos Sales. Vamos conferir!

Governo de Campos Sales: definição 

Manuel Ferraz de Campos Sales, conhecido simplesmente como Campos Sales, participou da fundação do Partido Republicano, em 1872. Ele foi eleito presidente em 1898, após o governo de Prudente de Morais, governou até 902.

Governo de Campos Sales: contexto

Quando Campos Sales, o Brasil vivia uma crise econômica muito forte, uma vez que os problemas econômicos criados pela má gestão dos governos anteriores, haviam agravado a dívida externa brasileiro e desvalorizada a moeda. A crise também foi agravada pela queda dos preços no fim do século XIX.

Assim, a primeira medida do novo presidente visava solucionar a crise. Para isso, o presidente viajou para a Europa, no ano de 1889, com o objetivo negociar a dívida externa brasileira. Campos Sales conseguiu um acordo com os banqueiros internacionais conhecido como funding loan.

O acordo previa que o Brasil receberia um empréstimo de 10 milhões de libras para sair da crise vigente e que deveria devolver o dinheiro em até 10 anos. O mesmo funding loan também estabelecia que a dívida externa que assolava o país poderia ser paga em um prazo maior e não naquele mesmo ano.

Ainda, outras medidas foram criadas também para controlar os gastos públicos, como a suspensão das obras públicas, o fim dos investimentos nas indústrias brasileiras e o aumento de impostos.

Governo de Campos Sales: política dos governadores

Como mencionado, esse governo da história brasileira também foi marcado pela criação da Política dos Governadores. A medida foi a responsável por estabelecer os fundamentos de um acordo político, no qual as oligarquias dos diversos estados brasileiros, liderados por São Paulo e Minas Gerais, se alternariam no poder.

Governo de Campos Sales: fim do governo

O presidente Campos Sales terminou o seu mandato com um índice de popularidade muito baixo, provocado pelo aumento dos impostos, o congelamento dos salários e o aumento no poder dos coronéis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.