A Guerra dos Emboabas: um resumo para ENEM e vestibulares
O termo “Guerra dos Emboabas” é usado para denominar um embate entre os bandeirantes e os emboabas.
O assunto é cobrado com frequência em questões de história do Brasil dentro de provas como concursos públicos, os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre a Guerra dos Emboabas. Vamos conferir!
Guerra dos Emboabas: definição
A Guerra dos Emboabas ocorreu entre os anos de 1707 e 1709. A principal causa que motivou o conflito foi a disputa pelo direito de exploração das minas de ouro em Minas Gerais.
Os bandeirantes paulistas haviam descoberto as jazidas e, assim, reivindicavam o direito de exploração exclusiva das riquezas. Contudo, os emboabas, forasteiros portugueses que tinham esse nome devido ao uso de botas, queriam participar da exploração das riquezas.
Guerra dos Emboabas: motivos
Quando os bandeirantes paulistas descobrem as minas de ouro no estado de Minas Gerais, milhares de pessoas deixam os seus lares e vão em busca da riqueza nos centros de mineração. Os grupos mais numerosos que chegaram na região eram aqueles dos emboabas.
Porém, na época, o estado de Minas Gerais ainda fazia parte dos territórios controlados pelos bandeirantes e, com isso, o grupo relutava em dividir o ouro com os demais indivíduos de outros estados.
Logo, pode-se afirmar que a principal causa da Guerra dos Emboadas foi a disputa pelo monopólio da exploração das minas de ouro e a exploração dos bens que seriam explorados.
Guerra dos Emboabas: características
No ano de 1707, os emboabas decidem combater diretamente os paulistas, lançando sobre eles uma série de ataques militares para expulsá-los das regiões com potencial de mineração.
Já em 1708, os emboabas expulsaram os bandeirantes de centros de mineração importantes. Dessa maneira, os forasteiros nomeiam seu líder Manuel Nunes Viana como governador da região mineradora, enfraquecendo o poder paulista.
Dessa forma, os paulistas, deixaram a região e partiram em direção ao Oeste brasileiro.
Guerra dos Emboabas: consequências
A Guerra dos Emboadas gerou consequências para o Brasil como:
- A separação definitiva das capitais de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
- As expedições dos bandeirantes paulistas em região ao Oeste do país
- A instituição da cobrança de impostos sobre a mineração