História do Brasil: a Conjuração Baiana

A Conjuração Baiana foi uma revolta popular de extrema importância para o Brasil

Conjuração Baiana: aquilo que você precisa saber

O termo “Conjuração Baiana” é usado para definir um movimento político popular ocorrido em Salvador, em 1798.

O assunto é cobrado com muita frequência por questões de história do Brasil, principalmente nos vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Assim, para que você consiga se preparar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a Conjuração Baiana. Confira!

Conjuração Baiana: introdução

A Conjuração Baiana, também denominada de Revolta dos Alfaiates, foi um movimento popular ocorrido no Brasil Colônia em 1798. O nome é uma referência ao fato de que dois dos principais líderes, João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira, eram alfaiates.

Conjuração Baiana: influências

A Conjuração foi marcada pela forte participação popular e por ter sido influenciada pelos ideais iluministas do século XVIII.  Além disso, a Inconfidência Mineira, movimento ocorrido em Minas Gerais, e a independência dos Estados Unidos foram também dois eventos que influenciaram a revolta da Bahia.

A Independência do Haiti foi também outro evento muito importante que influenciou diretamente a Conjuração Baiana, especialmente por ter sido realizado por escravizados.

Conjuração Baiana: principais objetivos

A Conjuração Baiana tinha como objetivo principal separar o estado da Bahia do restante do Brasil, para se tornar independente de Portugal. Ainda, os revoltosos queriam abolir a escravidão e atender às demandas da população pobre por melhores condições de vida.

Conjuração Baiana: características

A Conjuração Baiana foi realizada principalmente por escravizados, ex-escravizados libertos e indivíduos de classes baixas. É válido destacar que os participantes do movimento realizavam as profissões mais humildes na sociedade da época e que, dessa forma, sofriam mais com os impostos e com as consequências da economia comandada por Portugal.

Em agosto de 1798, Salvador foi coberta de panfletos com palavras de ordem e que chamavam a população à luta, proclamando ideais como liberdade, igualdade e fraternidade. A distribuição dos panfletos levou as autoridades a reprimir a manifestação e, com isso, o movimento foi reprimido e seus quatro líderes foram condenados à morte. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.