História: Contexto da Marcha das Mulheres em Versalhes, na França

A Marcha das Mulheres em Versalhes, em outubro de 1789, costuma ser creditada por obrigar a corte real e a família a se mudarem da tradicional sede do governo em Versalhes para Paris, um importante ponto de inflexão na Revolução Francesa.

Pouco conhecido, esse ocorrido pode servir de inspiração para questões em vestibulares e no Enem. Acompanhe.

Entenda o contexto para estudar

Em maio de 1789, os Estados Gerais começaram a considerar reformas e, em julho, a Bastilha foi invadida. Um mês depois, em agosto, o feudalismo e muitos dos privilégios da nobreza e da realeza foram abolidos com a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, modelada na Declaração de Independência da América e vista como um precursor para a formação de um novo constituição. Estava claro que uma grande agitação estava em andamento na França.

De certa forma, isso significava que havia grandes esperanças entre os franceses de uma mudança bem-sucedida no governo. Mas também havia motivo para desespero ou medo.

Os apelos para uma ação mais radical foram aumentando, e muitos nobres e aqueles que não eram franceses deixaram a França, temendo por sua fortuna ou mesmo por suas vidas.

Por causa das colheitas ruins durante vários anos, os grãos eram escassos e o preço do pão em Paris havia aumentado além da capacidade de muitos dos residentes mais pobres de comprá-lo. Os vendedores também estavam preocupados com o encolhimento do mercado para seus produtos. Essas incertezas aumentaram a ansiedade geral.

Como a multidão se reuniu

Essa combinação de escassez de pão e preços altos irritou muitas mulheres francesas, que dependiam da venda de pão para ganhar a vida. Em 5 de outubro, uma jovem começou a bater um tambor no mercado no leste de Paris.

Mais e mais mulheres começaram a se reunir em torno dela e, em pouco tempo, um grupo delas estava marchando por Paris, reunindo uma multidão maior enquanto invadiam as ruas. A princípio exigindo pão, começaram, possivelmente com o envolvimento de radicais que haviam aderido à marcha, a exigir também armas.

Quando os manifestantes chegaram à prefeitura de Paris, eles somavam algo entre 6.000 e 10.000. Eles estavam armados com facas de cozinha e muitas outras armas simples, alguns carregando mosquetes e espadas. Eles apreenderam mais armas na prefeitura e também apreenderam os alimentos que puderam encontrar lá. Mas eles não estavam satisfeitos com um pouco de comida para o dia – eles queriam que a situação de escassez de alimentos acabasse.

Significado da marcha das mulheres

A marcha tornou-se um ponto de convergência nas fases seguintes da Revolução. Lafayette eventualmente tentou deixar a França, pois muitos pensaram que ele tinha sido muito mole com a família real. Preso, só teve sua libertação por Napoleão em 1797. Maillard permaneceu um herói, mas morreu em 1794 aos 31 anos.

O sucesso dos manifestantes em forçar o rei a se mudar para Paris e apoiar as reformas foi um grande ponto de inflexão na Revolução Francesa. A invasão do palácio removeu todas as dúvidas de que a monarquia estava sujeita à vontade do povo e foi uma grande derrota para o Antigo Regime da monarquia hereditária da França. As mulheres que iniciaram a marcha eram heroínas, chamadas de “Mães da Nação”.

E então, você já conhecia esse pedaço da história?

Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar a Revolução Francesa 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.