História: 4 filmes que abordam ataques terroristas

Infelizmente os ataques terroristas ocorrem em diversas partes do globo, sejam por conflitos políticos, religiosos, entre outros. E diversos deles aparecem em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem.

Para te ajudar a entender melhor alguns dos ataques terroristas que ficaram marcados na história, selecionamos uma lista de filmes biográficos. Acompanhe.

A hora mais escura (2012)

O longa baseia-se na caçada ao líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, responsável pelos ataques terroristas nos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001.

O filme mostra a caçada implacável contra o terrorista, promovendo uma série de interrogatórios com prisioneiros ligados ao grupo de Bin Laden. 

A trama busca demonstrar como foi a operação no Paquistão que culminou na morte do homem mais procurado do mundo até então. 

Munique (2005)

O filme conta a história do ataque terrorista que aconteceu contra a delegação israelense nas Olímpiadas de Munique em 1972, por um grupo de terrorista palestino conhecido como Setembro Negro.

O grupo terrorista invadiu a vila olímpica, matou dois integrantes e tornou outros nove reféns. Contudo, todos acabaram mortos pelos terroristas.

A trama consiste em mostrar a caçada contra os homens que planejaram esse atentado. Um grupo de quatro integrantes passa a viajar o mundo em busca dos criminosos. 

22 de julho (2018)

O longa conta a história do atentado terrorista que aconteceu na ilha de Utøya na Noruega, deixando dezenas de mortos e marcando a história do país. 

O filme conta a história dos ataques promovidos pelo extremista Anders Behring Breivik que promove primeiro a explosão de bombas na cidade de Oslo, buscando desviar o foco da mídia e dos policiais para conseguir orquestrar o seu plano principal: O ataque contra o acampamento de jovens da Arbeiderpartiet norueguês (Partido dos Trabalhadores). 

Considerado como o pior dia da história norueguesa moderna, a trama mostra o pânico de milhares de pessoas expostas a mira de um terrorista. 

Atentado ao Hotel Taj Mahal (2019)

O filme mostra como foi realizado os atentados pelo grupo islâmico terrorista Lashkar-e-Taiba que executou diversos ataques pela Índia, sobretudo na cidade de Mumbai. 

Os atentados deixaram 164 mortos e ao menos 300 feridos. A trama mostra principalmente os ataques ocorridos no famoso Hotel Taj Mahal em Mumbai. 

As pessoas e funcionários do hotel se juntam na luta pela sobrevivência e na proteção das vítimas.


E então, você já assistiu algum desses filmes sobre ataques terroristas famosos? Tem mais algum longa para indicar? Conte para a gente!

Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar eventos históricos importantes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.