Você sabia que existe uma série de hábitos que prejudicam a concentração e que podem estar atrapalhando os seus estudos? Pois é! Estar atento a eles é fundamental para iniciar o seu desenvolvimento acadêmico da melhor forma possível.
Pensando nisso, trouxemos uma breve lista com alguns dos hábitos que costumam ser ruins para quem quer ter mais foco e concentração. Acompanhe para saber mais!
Quais hábitos que prejudicam a concentração?
São muitos os hábitos que prejudicam a concentração e, por isso, devemos estar atentos à nossa forma de estudar e trabalhar, todos os dias.
Mas, além de prestar atenção no momento em que executamos uma tarefa, também devemos analisar até que ponto o nosso estilo de vida, como um todo, pode estar nos impulsionando ou atrapalhando.
Por isso, faça uma autoanálise e busque saber mais sobre a sua forma de estudar e trabalhar todos os dias. Analise com cuidado, pois você pode encontrar pequenos “erros” que, quando somados, atrapalham a sua rotina.
Dito isso, veja as nossas considerações e comece a sua auto reflexão a partir disso:
1. Não ter uma rotina de sono estabelecida
Um dos principais hábitos que prejudicam a concentração é a falta de sono equilibrado. Ou seja, a falta de rotina de sono.
Quando dormimos e acordamos, todos os dias, em um horário ligeiramente diferente, nosso corpo nunca estabelece uma verdadeira rotina de descanso. Isso pode resultar em cansaço e algumas noites mal dormidas.
Esses impactos prejudicam não só a concentração, como também a nossa memorização.
2. Não consumir alimentos saudáveis
O nosso corpo é orgânico e, como tal, necessita de vitaminas, nutrientes e minerais que sejam capazes de nos manter nutridos. Isso quer dizer que todas as nossas funções cerebrais e vitais são provenientes da nossa alimentação.
Assim sendo, alimentar-se de maneira equilibrada, consumindo frutas, verduras, legumes e proteínas, é fundamental para aumentar o nosso poder de concentração. Assim como beber água também é indispensável.
3. Ser sedentário
Se você é uma pessoa sedentária, saiba que isso é um dos principais hábitos que prejudicam a concentração. Quando não nos exercitamos, o nosso corpo pode adoecer, a sensação de bem-estar quase não aparece e nos sentimos mais cansados e indispostos.
Já quando nos exercitamos, levamos mais nutrientes e oxigênio para o cérebro, melhorando as suas funções.
4. Ser multitarefa
Ser uma pessoa multitarefa também é um grande erro. Afinal, o nosso cérebro só consegue manter o foco em uma tarefa por vez. Não há outra forma de executar bem o trabalho ou aprender coisas novas sem se concentrar em uma atividade por vez.
5. Deixar de lado a premissa do “aqui e agora”
A gente sabe que não é tão simples lidar com a ansiedade. Porém, é preciso estar atento que, muitas vezes, pensar no amanhã é apenas um hábito, e não uma psicopatologia. Ou seja, estamos tão acostumados a pensar no futuro o tempo todo, que às vezes nos esquecemos do “aqui e agora”.
Portanto, cuidado! Comece a trazer a atenção para o momento presente e veja como isso pode ajudar você.
Agora, diga-nos nos comentários: quais desses hábitos que prejudicam a concentração você costuma executar?