Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem aproveitar descontos em uma série de produtos e serviços no país. Nem todos os beneficiários têm conhecimento, mas a autarquia lançou recentemente uma grande ferramenta para beneficiar os usuários.
Trata-se do clube de descontos do INSS, que pode ser utilizado através da carteira virtual do beneficiário, acessando o Meu INSS+. Em resumo, este benefício foi lançado pelo governo federal em maio e, desde então, vem oferecendo benefícios aos segurados da autarquia.
Essa carteirinha virtual comprova o recebimento de benefício previdenciário ou assistencial do INSS. Assim, o segurado não possui mais a necessidade de imprimir um comprovante de recebimento de valores.
Para estimular cada vez mais a adesão à ferramenta, o INSS está disponibilizando diversos benefícios aos usuários através da carteira virtual. Aliás, o clube de vantagens disponibiliza vários serviços aos usuários, tanto para quem é correntista quanto para quem não é.
Essa ação é uma parceria entre o INSS, o Ministério da Previdência e os bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Descontos para os beneficiários
Em suma, os beneficiários do INSS poderão aproveitar descontos em diversos estabelecimentos através do Meu INSS+. Veja abaixo onde há descontos para os aposentados, pensionistas e demais beneficiários da autarquia:
- Academias;
- Cinemas;
- Farmácias;
- Lojas;
- Seguros;
- Shows;
- Telemedicina;
- Viagens.
O documento virtual tem o objetivo de facilitar a vida dos segurados, oferecendo o acesso aos dados previdenciários úteis sem grandes dificuldades. De acordo com o coordenador-geral de sistemas e automação da autarquia, Ailton Nunes, o Meu INSS+ chegou para melhorar a vida dos segurados, oferecendo descontos em vários estabelecimentos.
“Além disso, identificou-se a oportunidade de permitir que os segurados tenham acesso a benefícios e vantagens a serem oferecidos por meio de entidades públicas e privadas“, explicou.
A carteira do beneficiário e o Meu INSS+ foram instituídos pela Portaria MPS nº 1773.
Veja como emitir a carteira virtual do beneficiário
Os segurados que ainda não emitiram a carteira virtual do beneficiário não precisam se preocupar. Não há prazo para que isso ocorra. Entretanto, quanto mais rápido fizerem isso, mais cedo poderão ter acesso aos vários benefícios oferecidos pela ferramenta.
O passo a passo para emitir a carteira é bem simples e rápido. Ainda assim, algumas pessoas podem ter dúvidas sobre a maneira de emitir o documento virtual. Por isso, o Notícias Concursos preparou um guia prático com todas as etapas para a emissão da carteira virtual do beneficiário. Confira abaixo:
- Acesse o aplicativo Meu INSS;
- Clique em “carteira do beneficiário”, na página inicial do app;
- Escolha uma foto para a carteira do beneficiário;
- Selecione a opção que informa que você está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”;
- Clique em “continuar”.
Esses são os passos para conseguir emitir a carteira virtual do beneficiário. O aposentado ou pensionista que fizer isso pelo celular ou pelo computador deverá estar com uma foto salva no aparelho para realizar o passo número 3. Dessa forma, irá selecioná-la para a carteira virtual.
Aliás, após esse passo a passo, o usuário terá a sua carteira disponível para o acesso a qualquer momento. Para isso, basta clicar em “carteira do beneficiário” no aplicativo Meu INSS.
Em relação ao QR Code, haverá uma mudança no código a cada mês para garantir a segurança dos dados dos usuários, uma vez que a checagem das informações ocorrerá através do QR Code.
Benefícios do Banco do Brasil
Para os segurados que utilizam o sistema do Banco do Brasil (BB), que é um dos parceiros da ação, os benefícios do cartão virtual poderão ser utilizados até mesmo por quem não é correntista do banco.
De acordo com o BB, os usuários poderão aproveitar descontos em compras virtuais realizadas em lojas que fazem parte do Shopping BB. Além disso, terão acesso a aplicativos de academias e meditação. Vale destacar que as ofertas são dinâmicas e que pode haver modificação dos cupons de descontos.
Para conferir a lista completa e atualizada, basta acessar o site bb.com.br/minhapagina, com acesso pelo cadastro Gov.br. Inclusive, que tiver conta no BB poderá conferir os benefícios no próprio aplicativo do banco.
Benefícios da Caixa Econômica
Em relação à Caixa Econômica Federal, o Meu INSS+ estará disponível apenas para os usuários que possuam conta na instituição financeira. Os usuários poderão aproveitar preços mais baixos em consultas, exames, orientação nutricional e assistência residencial.
Os usuários também poderão utilizar um cartão de crédito com a bandeira Elo, controlada pela Caixa, em parceria com Bradesco e Banco do Brasil, bem como duas linhas de seguros e a conta corrente, além do programa de pontuação Dotz.
Quem utilizar os cartões Elo poderão se beneficiar de descontos de até 50% em ingressos de cinema e pipoca. Por sua vez, o Cartão Sim Elo permitirá a adição de cinco benefícios, relacionados a seguros e ao Clube Elo Mania. Isso sem contar que a plataforma Elo Flex também oferecerá outros benefícios.
Os beneficiários ainda poderão acumular pontos no Dotz, utilizando-os em compras em determinadas lojas físicas e virtuais. O limite é de 10.000 pontos.
Por fim, a Caixa oferecerá um seguro de vida sênior, que oferecerá descontos em consultas, exames e farmácias. Haverá também coberturas contra incêndio, roubo, despesas de aluguel e assistências.
Para conferir outros benefícios, basta acessar o site da Caixa.