Guerra dos Cem Anos: aquilo que vai cair na sua prova
O termo “Guerra dos Cem Anos” é utilizado em referência à um conflito que se iniciou no ano de 1337 e terminou no ano de 1453.
O tema é cobrado com grande frequência nas principais provas do país e, dessa forma, é essencial que você estude o tema com atenção.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe os tópicos mais importantes sobre a Guerra dos Cem Anos e que estarão na sua prova. Vamos conferir!
As duas potências
A Guerra dos Cem Anos possuiu dois protagonistas: a Inglaterra e a França.
As duas potências participaram do conflito e lutaram uma contra ao outro devido à uma grande quantidade de fatores.
A disputa pelo trono francês
O trono francês era o principal motivo da disputa que levou à Guerra dos Cem Anos. Isso porque, com a morte de Carlos IV, o rei da França, em 1328, Eduardo III, o rei da Inglaterra, que era neto de Felipe IV, rei francês, passou a reivindicar a coroa.
É a partir desse momento que um intenso conflito pelo trono tem início, originado o conflito.
A participação de Joana D’Arc
Joana D’Arc foi uma protagonista da Guerra dos Cem Anos, que se destacou nas vitórias militares principalmente por realizar importantes conquistas por parte dos franceses e contra os ingleses.
Joana nasceu no ano de 1412 e morreu no ano de 1431, com apenas 19 anos de idade.
As batalhas
A Guerra dos Cem Anos começou com uma grande quantidade de vitórias da Inglaterra. Com isso, os ingleses conquistaram importantes territórios do Norte da França, consolidando uma vantagem no conflito.
Porém, as batalhas foram interrompidas, a partir de determinado momento, devido à um evento: o surto de peste negra no continente europeu.
As batalhas só seriam retomadas no ano de 1356., em que os ingleses passaram a sofrer com maiores derrotas.