Grupo 4 do eSocial deve transmitir a DCTFWeb até 15 de novembro - Notícias Concursos

Grupo 4 do eSocial deve transmitir a DCTFWeb até 15 de novembro

O Grupo 4 do eSocial deve transmitir a DCTFWeb até 15 de novembro. Confira informações oficiais!

Até o dia 15 de novembro de 2022, os órgãos públicos e organizações internacionais que fazem parte do grupo 4 do eSocial devem entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb), referente aos fatos geradores ocorridos em outubro de 2022.

Grupo 4 do eSocial deve transmitir a DCTFWeb até 15 de novembro

De acordo com informações oficiais do Governo Federal, a DCTFWeb é gerada a partir das informações prestadas nas escriturações digitais integrantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e no Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero). 

Transmitidas as apurações, o sistema DCTFWeb recebe, automaticamente, os respectivos débitos e créditos, realiza vinculações, calcula o saldo a pagar e, após o envio da declaração, possibilita a emissão do documento de arrecadação.

Como enviar?

Para realizar o envio, é necessário acessar o e-CAC:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Selecione Atendimento Virtual e-CAC”;
  • Clique em “Acessar”;
  • Informe o código de acesso ou escolha o certificado digital;
  • Ao acessar o DCTFWeb, a tela inicial mostrará a “Relação de Declarações”, 
  • Selecione “editar”, o programa permitirá a visualização das informações completas
  • Transmita e clique em “Emitir a DARF”. 

Para visualizar todas as declarações, principalmente as transmitidas, tendo em vista que estas deixam de ser exibidas após 30 dias, o usuário deve preencher o período inicial e final e marcar a opção “Todas”. Depois deve clicar em “Pesquisar”.

Obrigatoriedade

Na DCTFWeb devem ser declarados os seguintes tributos:

  1. I) Contribuições previdenciárias a cargo das empresas (incidentes sobre a folha de pagamento) e dos trabalhadores, conforme disposto nas alíneas “a” e “c”, respectivamente, do parágrafo único do art. 11 da Lei 8.212/91; 
  2. II) Contribuições previdenciárias instituídas sobre a receita bruta a título de substituição às contribuições incidentes sobre a folha de pagamento, tais como a Contribuição Patronal Sobre a Receita Bruta (CPRB), prevista na Lei 12.546/2011, e as contribuições devidas pelo produtor rural pessoa jurídica, pela agroindústria e pela associação desportiva que mantém clube de futebol; 

III) Contribuições destinadas a outras entidades e fundos (terceiros), de que tratam os arts. 149 e 240 da Constituição Federal/88.

DARF

De acordo com informações oficiais, o saldo a pagar exibido na DCTFWeb não será atualizado automaticamente após o pagamento do DARF, realização de compensação ou parcelamento. É apenas um dado histórico que mostra o saldo a pagar no momento da transmissão da declaração. Portanto, não significa que o débito esteja em cobrança na Receita Federal do Brasil (RFB). Acompanhe as informações e mantenha em dia os envios da sua empresa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?